Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35333
Type: Monografia (especialização)
Title: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Other Titles: Portfolio of didactic sequences using digital technologies
Authors: Getúlio Costa Inácio
First Advisor: Araci Rodrigues Coelho
First Referee: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Abstract: A presença das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais, gerando um cenário onde os processos de difusão da informação e conhecimento se torna cada vez mais dinâmico, o que gera grande debate entre especialistas da educação. Esse trabalho apresenta uma compilação de sequências didáticas, elaboradas ao longo do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, com propostas de atividades que contemplam a inclusão digital nos processos de ensino e aprendizagem. Cada sequência foi concebida de forma a dar subsídio para que seu aplicador possa conhecer e trabalhar com um recurso tecnológico diferente. Com temas e conteúdos da grade curricular, as sequências possibilitam experimentar metodologias que requerem novas abordagens, exigindo uma concepção diferenciada da sala de aula, dando ao aluno oportunidade de produzir conteúdos e manipular esses recursos. Espero que esse trabalho possa servir como apoio no desenvolvimento de práticas e metodologias que busquem aliar os recursos tecnológicos aos processos de ensino e aprendizagem, proporcionando uma formação cada vez mais alinhada com a realidade em que vivemos.
Abstract: The presence of technologies in schools is increasing, creating a scenario where the processes of information and knowledge diffusion become increasingly dynamic, which generates great debate among education specialists. This work presents a compilation of didactic sequences, elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, with proposals of activities that contemplate the digital inclusion in the teaching and learning processes. Each sequence has been designed to provide support for your applicator to know and work with a different technology resource. With themes and contents of the curriculum, the sequences allow experimenting methodologies that require new approaches, requiring a different design of the classroom, giving the student the opportunity to produce content and manipulate these resources. I hope this work can support the development of practices and methodologies that seek to combine technological resources with teaching and learning processes, providing an education increasingly aligned with the reality in which we live.
Subject: Educação básica - tecnologias digitais
Educação básica - Sequências didáticas - Material didático
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35333
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdfMonografia contendo um portfólio de sequências didáticas voltadas para o uso de tecnologias digitais na sala de aula3.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons