Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35340
Type: Tese
Title: Transpondo procedimentos psicométricos para a área da educação com vistas à construção de exames escolares enquanto diagnóstico
Authors: Aquiles Augusto Maciel Pires
First Advisor: Cristiano Mauro Assis Gomes
Abstract: As provas escolares exercem função relevante como fonte de informações utilizadas por professores para a elaboração de diagnósticos tanto do domínio de conteúdos acadêmicos quanto do próprio processo de aprendizagem dos seus alunos. Apesar disso, a escola, geralmente, tem limitado a utilização dos exames escolares à finalidade de aprovação ou reprovação dos alunos, subutilizando sua função de diagnóstico. Diagnosticar o conhecimento do aluno é uma atividade importante da prática docente, pois o diagnóstico permite que o professor elabore de forma mais eficaz seu planejamento e intervenção pedagógica. Nesse sentido, o papel das provas escolares como diagnóstico do conhecimento do aluno e do seu processo de aprendizagem é um aspecto que deve ser enfatizado. No entanto, existem desafios técnicos a serem vencidos para que as provas escolares possam ser diagnósticos consistentes. Demandas como validade e confiabilidade, o manejo na elaboração de questões, o relacionamento entre as questões e os domínios escolares a serem aferidos, entre outros aspectos, precisam ser consideradas. Levando em conta a problemática apontada, esta Tese busca contribuir com a iniciativa de ênfase dos exames escolares enquanto diagnóstico. Para tal, esta Tese propõe a transposição de conhecimentos da psicometria para o campo da educação que permita trazer elementos técnicos que subsidiem exames escolares enquanto diagnóstico. O primeiro estudo desta Tese problematiza e aponta elementos fundamentais que sustentariam uma prova escolar como diagnóstico. Além disso, este estudo identifica e descreve três procedimentos de elaboração de provas escolares frequentemente utilizados pelos professores e que têm sido dificultadores para que as provas possam apresentar evidências de validade e confiabilidade. Ao mesmo tempo em que discute esses procedimentos, este estudo apresenta ações alternativas que os professores podem empregar a fim de evitar que as provas elaboradas por eles apresentem os problemas apontados. Já o segundo estudo elabora e apresenta uma metodologia que engloba em um mesmo exame a aferição de domínios escolares e de variáveis preditoras do desempenho acadêmico. A metodologia integra a aferição de domínios escolares com quatro habilidades metacognitivas: feeling-of-knowing, autogerenciamento, julgamento e monitoramento (detecção de erro). São relatadas três propriedades fundamentais que suportam a metodologia proposta. Uma aplicação é apresentada. Em suma, por meio dos dois estudos, esta Tese apresenta, discute e propõe ações que visam tornar as informações provenientes dos exames escolares, não somente mais corretas, do ponto de vista de validade e confiabilidade, mas também mais ricas, ao incorporarem preditores do rendimento acadêmico. Espera-se que essa Tese e as ações propostas incentivem os professores e a escola a elaborarem e enfatizarem exames escolares enquanto diagnóstico.
Abstract: School exams perform a major role as a source of information used by teachers for the elaboration of diagnoses both of the domain of academic content and of the learning process of their students. In spite of this, the school has generally restricted the use of school exams for the purpose of success or failure of the students, underutilizing their diagnostic function. Diagnosing student’s knowledgement is an important of the activity of the teaching practice, since it allows the teacher to more effectively elaborate his/her pedagogical planning and intervention. In this sense, the role of school exams as a diagnostic of the student's knowledge and learning process is an aspect that should be emphasized. However, there are technical challenges to overcome so that school exams can be consistent diagnoses. Problems of validity and reliability, handling with the elaboration of questions, the relationship between the questions and the school domains to be checked, among other aspects, need to be considered. Taking into account the problematics pointed out, this Thesis seeks to contribute with the initiative of emphasizing the school exams as a diagnosis. Thus, this Thesis proposes the transposition of some knowledge of psychometrics the education field that allows to bring technical elements that subsidize the elaboration of school exams as a diagnosis. The first study of this Thesis problematizes and points out fundamental elements that would support the school exams as a diagnosis. In addition, this study identifies and describes three procedures for the preparation of school exams often used by teachers and which have made it difficult for the exams to present evidence of validity and reliability. At the same time as it discusses these procedures, this study presents alternative actions that teachers can use in order to avoid that exams elaborated by them present the problems above mentioned. The second study elaborates and presents a methodology that integrates in the same exam the verification of school domains and variables that predict academic performance. This methodology integrates the assessment of school domains with four metacognitive abilities: xii feeling-of-knowing, self-management, judgement and monitoring (error detection). Three fundamental properties that support the proposed methodology are reported. An application is showed. In summary, through these two studies, this Thesis presents, discusses and proposes actions that aim to make information from school exams not only more correct, from the point of view of validity and reliability, but also richer, by incorporating predictors of the academic performance. It is hoped that this thesis and the proposed actions will encourage teachers and the school to elaborate and emphasize school exams as a diagnosis.
Subject: Neurociências
Metacognição
Educação
Avaliação educacional
Metodologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35340
Issue Date: 26-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL B Aquiles.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons