Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35363
Tipo: Tese
Título: As representações sociais dos educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância sobre Agroecologia
Título(s) alternativo(s): The social representations of educators at Family Centers for Alternance Training on Agroecology
Autor(es): Leonardo de Miranda Siqueira
primer Tutor: Maria Isabel Antunes-Rocha
Segundo Tutor: Luiz Paulo Ribeiro
primer miembro del tribunal : Irene Maria Cardoso
Segundo miembro del tribunal: Mariana Bonomo
Tercer miembro del tribunal: Filipe Santos Fernandes
Cuarto miembro del tribunal: Elizabeth Moreira Gomes
Resumen: Esta tese analisou as formas de pensar, sentir e agir dos educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância (Ceffas) em relação à agroecologia, a partir da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, foram colocados em evidência os processos geradores das Representações Sociais – ancoragem e objetivação – e apontados os elementos que pressionam os sujeitos à inferência. Com relação ao objeto de pesquisa, havia um pressuposto inicial da existência de uma tensão nos educadores entre a agroecologia e o sistema convencional agrícola, o agronegócio. Para embasar este estudo foi construído um referencial teórico a respeito dos Ceffas e da agroecologia, no qual foi delineada a trajetória de nascimento, no contexto brasileiro, no contexto capixaba e, posteriormente, no norte do estado do Espírito Santo, locais desta pesquisa. A abordagem metodológica que se adotou foi de base qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários estruturados e entrevistas narrativas. O grupo amostral foi composto por educadores dos Ceffas do norte do estado do Espírito Santo, sendo analisados 65 questionários e 18 entrevistas narrativas. Os questionários estruturados serviram para traçar o perfil dos educadores e as entrevistas narrativas para dispor dos processos de constituição das Representações Sociais. As entrevistas narrativas foram submetidas à análise de conteúdo a partir das categorias: trajetórias, pressão à inferência e práticas. Os resultados apontaram para Representações Sociais dos educadores sobre agroecologia em três ênfases: (1) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica, com 33% dos educadores entrevistados; (2) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica e pedagógica, com 39% dos educadores entrevistados; e (3) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica, pedagógica e movimento, com 28% dos educadores entrevistados. Com relação ao agronegócio, que foi o elemento principal do problema de pesquisa, este foi apontado por 83% dos educadores como algo que os pressionava à inferência. A ancoragem e a objetivação aparecem de forma evidente na análise, sendo que a ancoragem foi apresentada como os suportes do sujeito, enquanto a objetivação apresentou-se como corpo esclarecedor do objeto, quando o sujeito é capaz de materializar os conteúdos antes abstratos. Demonstramos também em nossos achados que uma ancoragem pode ter várias objetivações. Sobre os movimentos representacionais, encontramos três tipos: o primeiro movimento formado por educadores que mantiveram suas Representações Sociais desde que ingressaram no Ceffa; o segundo formado pelos educadores que estão em desequilíbrio com suas representações mediante a sua vivência no contexto do Ceffa; e o terceiro formado por educadores que reelaboraram suas representações, constituindo novas Representações Sociais a respeito da agroecologia. Assim, a partir da análise da Teoria das Representações Sociais foi possível reconhecer os conflitos presentes no contexto desses sujeitos e como esta contribuiu para a elucidação do problema de pesquisa proposto.
Abstract: This thesis analyzed the ways of thinking, feeling and acting of the educators of the Family Centers of Formation in Alternation (Ceffas) in relation to agroecology, from the Theory of Social Representations. For that, the processes that generated Social Representations - anchoring and objectification - were highlighted and the elements that pressure the subjects to inference were pointed out. Regarding the research object, there was an initial assumption that there was a tension in educators between agroecology and the conventional agricultural system, agribusiness. To support this study, a theoretical framework was built about Ceffas and agroecology, in which the birth trajectory was outlined, in the Brazilian context, in the Espírito Santo context and, later, in the northern state of Espírito Santo, places of this research. The methodological approach adopted was a qualitative one, the data were collected from structured questionnaires and narrative interviews. The sample group was composed of Ceffas educators from the north of the state of Espírito Santo, 65 questionnaires and 18 narrative interviews were analyzed. The structured questionnaires served to outline the profile of the educators and the narrative interviews to have the processes of constitution of the Social Representations. The narrative interviews were submitted to content analysis based on the categories: trajectories, pressure to inference and practices. The results pointed to Social Representations of educators on agroecology in three emphases: (1) Social Representations of agroecology in the technical emphasis, with 33% of the interviewed educators; (2) Social representations of agroecology in the technical and pedagogical emphasis, with 39% of the educators interviewed; and (3) Social Representations of agroecology in the technical, pedagogical and movement emphasis, with 28% of educators interviewed. With regard to agribusiness, which was the main element of the research problem, 83% of educators pointed it out as something that put pressure on inference. Anchoring and objectification are evident in the analysis, and anchoring was presented as the subject's supports, while objectification was presented as the object's clarifying body, when the subject is able to materialize the previously abstract contents. We also demonstrated in our findings that an anchorage can have several objectives. About the representational movements, we find three types: the first movement formed by educators who have maintained their Social Representations since they joined Ceffa; the second formed by educators who are unbalanced with their representations through their experience in the context of Ceffa; and the third, formed by educators who reworked their representations, constituting new Social Representations regarding agroecology. Thus, from the analysis of the Theory of Social Representations it was possible to recognize the conflicts present in the context of these subjects and how this contributed to the elucidation of the proposed research problem.
Asunto: Ecologia agrícola
Educação do campo
Representações sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35363
Fecha del documento: 11-dic-2020
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese Leonardo revisada 2701.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.