Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35370
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção da identidade docente num contexto de readaptação funcional: a experiência compartilhada nos grupos de trabalho diferenciado (GTDs) na Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira com estudantes de 6 a 10 anos
Authors: Sandra Garcia Costa
First Advisor: Amanda Fonseca Soares Freitas
First Co-advisor: Luiz Gustavo Nicácio
First Referee: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Second Referee: Tânia Margarida Lima Costa
Third Referee: Túlio Campos
Abstract: Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Residência Docente, para Formação de Educadores da Educação Básica é constituído de três partes. Inicialmente um Memorial de percurso da minha trajetória acadêmica e profissional. A segunda parte foi um Projeto de ação denominado “Grupos de Trabalho Diferenciado (GTDs) na Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira com estudantes de 6 a 10 anos que apresentam problemas disciplinares: o olhar da infância na experiência cultural e compartilhada”. A terceira parte trata-se das Considerações finais do projeto. O objetivo geral do projeto foi contribuir com a comunidade escolar para o enfrentamento da (in)disciplina escolar, por meio da valorização da infância e da experiência lúdica na construção social da identidade. Os objetivos específicos foram: a) desenvolver atitudes facilitadoras (congruência e escuta empática docente) para os processos de desenvolvimento humano da criança; b) criar vínculos afetivos; c) criar vínculos cognitivos com os diversos conteúdos (jogos, leitura, rodas de conversa, brinquedos e brincadeiras, yoga). Os seguintes referências teóricos selecionados para o desenvolvimento do projeto, abrangem os conceitos de: experiência BONDÍA (2002), cultura lúdica BROUGÈRE (1998), disciplina escolar VASCONCELLOS (2009), congruência e escuta empática ROGERS (2009) e identidade TARDIF (2010). A abordagem metodológica privilegiou a pesquisa ação e a pesquisa bibliográfica. Os resultados encontrados nos permitem dizer que os objetivos foram parcialmente alcançados. Com relação ao objetivo geral foi possível observar um fortalecimento da autoestima e da expressividade da identidade singular da criança, repercutindo na melhoria da qualidade das interações sociais na sala de aula. Com relação aos objetivos específicos observou-se que a mediação docente pautada na escuta empática e na reflexão de sentimentos contribuiu para as atitudes de cooperação e solidariedade nos grupos. Notou-se que o trabalho em grupo mobiliza a emergência de conflitos interacionais. A falta de limite, em determinadas situações, era um impasse para a disciplina escolar frente à falta de clareza dos objetivos da aula. Conclui-se que a formação de vínculos afetivos e cognitivos, fundamentais para a construção da disciplina escolar, depende não só da qualidade nas relações afetivas – consideração positiva, aceitação e respeito entre os participantes – mas, principalmente da construção de sentidos para o estudo. A abertura para a experiência não prescinde do planejamento pedagógico. A possibilidade de continuidade do projeto de ação demanda a permanente ressignificação de sua intencionalidade e metodologia.
Abstract: This conclusion work of the Specialization Course in Teaching Residence, for the Training of Basic Education Educators, consists of three parts. Initially a Memorial of my academic and professional trajectory. The second part was an action project called “Differentiated Work Groups (GTDs) at Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira with students from 6 to 10 years old who have disciplinary problems: the look of childhood in cultural and shared experience”. The third part deals with the final considerations of the project. The general objective of the project was to contribute with the school community to face school (in) discipline, through the valuation of childhood and the playful experience in the social construction of identity. The specific objectives were: a) develop facilitating attitudes (congruence and empathic listening by the teacher) for the child's human development processes; b) create affective bonds; c) create cognitive links with the different contents (games, reading, conversation circles, toys and games, yoga). The following theoretical references selected for the development of the project, cover the concepts of: experiência BONDÍA (2002), cultura lúdica BROUGÈRE (1998), disciplina escolar VASCONCELLOS (2009), congruência e escuta empática ROGERS (2009) e identidade TARDIF (2010). The methodological approach favored action research and bibliographic research. The results found allow us to say that the objectives were partially achieved. With regard to the general objective, it was possible to observe a strengthening of the child's self-esteem and expressiveness of the child's unique identity, with repercussions on improving the quality of social interactions in the classroom. With regard to specific objectives, it was observed that teaching mediation based on empathic listening and reflection of feelings contributed to the attitudes of cooperation and solidarity in the groups. It was noted that group work mobilizes the emergence of interactional conflicts. The lack of limit, in certain situations, was an impasse for the school discipline in face of the lack of clarity of the objectives of the class. It is concluded that the formation of affective and cognitive bonds, fundamental to the construction of school discipline, depends not only on the quality of affective relationships - positive consideration, acceptance and respect among the participants - but, mainly, on the construction of meanings for the study. Opening up to experience does not dispense with pedagogical planning. The possibility of continuing the action project demands a permanent reframing of its intentionality and methodology.
Subject: Formação docente
Prática docente
Docência em formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35370
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

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