Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luíza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Angélica Ferreirapt_BR
dc.creatorCristiane Paula da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0189272345977583pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T17:56:09Z-
dc.date.available2021-03-24T17:56:09Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35371-
dc.description.resumoConsiderando as recentes transformações tecnológicas em curso e suas consequências no campo da educação, o objetivo do presente trabalho é, em primeiro lugar, uma reflexão sobre o processo de ressignificação formativa e profissional decorrente do ingresso no curso de pós graduação em tecnologias digitais e educação 3.0. Além disso, analisou-se a importância da adoção de recursos multimídias como mediadores no processo de aprendizagem de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental, no município de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, elaboração e execução de sequências didáticas de temas variados relacionados aos conteúdos curriculares. A análise aponta para a importância da qualificação do professor. E por isso, destaca-se a contribuição da atualização e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, que incluem as tecnologias digitais, no percurso profissional. Além da adoção da metodologia de elaboração de sequências didáticas que imprimem um refazer pedagógico baseado no questionamento profissional para qualificar a prática diária. Ademais, observou-se que o uso de novas tecnologias oportuniza novas formas de interação, comunicação e exploração do conhecimento. O que permite concluir que os recursos didáticos advindos da revolução digital em curso, quando utilizados de forma adequada, ofereceu novas formas de socialização e interação, de produção e acesso ao conhecimento. Além de oportunizar as crianças que não têm acesso, no ambiente social, o contato com inovações tecnológicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAs tecnologias digitais na prática pedagógica: sequências didáticas multimídias para o 3º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.