Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35372
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aprendendo Ciências com auxílio de recursos tecnológicos: propostas de ensino por meio de sequências didáticas
Autor(es): Luciana Patricia Fernandes
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz
Primeiro membro da banca : Hermínia Maria Martins Lima Silveira
Resumo: Este Trabalho de Final de Curso produzido durante o Curso de Pós-Graduação “Tecnologias Digitais e Educação 3.0” – nível especialização, ofertado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, reúne, além do memorial da autora, cinco sequências didáticas. As sequências didáticas se destinam a trabalhar habilidades de Ciências, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Essas sequências didáticas foram elaboradas usando ferramentas tecnológicas atrativas, de fácil utilização pelos estudantes, gratuitas e adequadas à faixa etária de destinação de cada sequência didática. Os assuntos abordados nas sequências didáticas foram: puberdade, células, vacinas, seleção natural e alimentação. Espera-se, com este trabalho, auxiliar professores a trabalhar em sala de aula conteúdos de maneira diversificada, utilizando-se de recursos digitais de modo a tornar o ensino mais adequado às demandas da sociedade moderna, tornando o uso da tecnologia um importante instrumento de promoção da aprendizagem.
Abstract: This final paper produced during the Graduate Course "Digital Technologies and Education 3.0" – specialization level, offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais, gathers, in addition to the author's memorial, five didactic sequences. The didactic sequences are intended to work science skills, present in the National Common Curriculum Base (BNCC) for the final years of elementary school. These didactic sequences were elaborated using attractive technological tools, easy to use by students, free of charge and appropriate to the age range of destination of each didactic sequence. The subjects addressed in the didactic sequences were: puberty, cells, vaccines, natural selection and feeding. It is expected with this work to help teachers to work in the classroom content sums in a diversified way, using digital resources in order to make teaching more appropriate to the demands of modern society, which is to make the use of technology as an important instrument to promote learning.
Assunto: Educação tecnológica
Ciências - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35372
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Versão Final - Luciana Patricia Fernandes.pdf767.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.