Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35375
Type: Dissertação
Title: Ensinar, vigiar e punir: práticas educativas e disciplina militar (Portugal e América portuguesa - 1762-1777)
Authors: Francis Albert Cotta Formiga
First Advisor: Thais Nívia de Lima e Fonseca
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvão
Second Referee: Cláudio Luiz Denipoti
Third Referee: Antonio Cesar de Almeida Santos
Abstract: Em meados do século XVIII a Europa estava envolvida na Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Como desdobramento dos conflitos tropas franco-espanholas invadiram o território português. Nesse momento, tornou-se urgente a modernização da organização militar portuguesa. Assim, iniciou-se uma ampla reforma capitaneada pelo oficial anglo-germânico Conde Wilhelm, de Schaumburg-Lippe. Para a realização das diretrizes propostas por Lippe foram utilizados escritos militares de sua autoria, que tinham como base a “disciplina militar”. Diante desse cenário, esta dissertação procurou responder a seguinte pergunta: como se construíram as dimensões e as propostas de instrumentalização dessa “disciplina militar”, que direcionou as práticas educativas militares em Portugal e na América Portuguesa, na segunda metade do século XVIII? Em busca de respostas, colocou-se como objetivo geral descrever as dimensões e as propostas operativas da “disciplina militar” provenientes dos escritos do Conde de Lippe. Para tanto, interpretou-se o processo de construção da “disciplina militar” e suas dimensões a partir da trajetória pessoal de Lippe e seu contexto sociocultural, marcados por suas redes familiares e de sociabilidades, seus processsos de escolarização, suas experiências como militar, governante e criador de uma Academia Militar. Identificaram-se nos seus escritos e em suas ações, os saberes escolhidos para serem transmitidos, os materiais e métodos utilizados no processso de ensino-aprendizagem, os sujeitos envolvidos nas práticas educativas e os tempos e espaços a elas destinados. Analisou-se como os saberes contidos nos escritos de Lippe e/ou decorrentes do seu pensamento foram utilizados pelos administradores e comandantes militares na América portuguesa. Em termos metodológicos utilizou-se dos “jogos de escalas de análises”. Os escritos, bem como os militares foram percebidos como “mediadores culturais” inseridos nas “culturas do escrito”, numa dinâmica de circulação de saberes e de pessoas. As variações da escala de observação permitiram passar de uma história a outra, sem perder as singularidades, as negociações, as intencionalidades e as subjetividades dos atores. Aspectos que podem ser observados por meio das culturas visual-oral-escrita, e dos elementos materiais da cultura militar. Da interpretação das fontes (“escritos militares”, correspondências e iconografias) percebeu-se que a disciplina militar direcionou as práticas educativas e estaria sustentada no tripé ensinar-vigiar-punir. Inicialmente era necessário ensinar as leis e regulamentos, proporcionando os conhecimentos que estavam relacionados à utilidade e à conduta do militar. Na sequência, era preciso vigiar os comportamentos, por meio de uma teia de olhares pluridirecionais, que envolviam hierarquicamente superiores, pares e subordinados. Por fim, era necessário punir os transgressores contrários às condutas esperadas do “bom e leal vassalo” militar. As dimensões da disciplina militar, baseadas nos princípios propostos pelo Conde de Lippe, teriam eco na América portuguesa, sendo possível identificá-las em práticas educativas que podem ser percebidas em elementos materiais da cultura militar, tais como desenhos, plantas, mapas e livros. Eles se constituem fragmentos que permitem a comprovação dos legados educacionais em tempos e espaços diversos.
Abstract: In the mid-18th century, Europe was involved in the Seven Years' War (1756-1763). As a result of those conflicts, Franco-Spanish troops invaded the Portuguese territory. A modernization of the Portuguese military organization became urgent. Thus, a great remodeling took place, developed by the anglo-germanic Count Wilhelm of Schaumburg-Lippe. To accomplish the Lippe’s guidelines, his military writings on “military discipline” were a main source. In the view of this scenario, this paper pursued to answer the following question: How the extents and efforts of instrumentalization of this Military discipline guided the educational military practices in Portugal as well as in the Portuguese America, in the second half of the 18th Century. In search of those answers, we describe the dimensions and the operative propositions on “military discipline” issued from the Count of Lippe’s writings. To this end, the construction of a “military discipline” and its dimensions were interpreted based on Lippe's personal trajectory and socio-cultural context, marked by his family and sociability networks, his schooling, his experiences as a military man, ruler, and the creator of a Military Academy. We identified, in his writings and actions, what knowledge was chosen in order to be transmitted, which materials and methods were used in the learning-teaching process, what subjects were involved in the educational practices, as much as when and where to allocate them. Then, we analyzed how the administrators and military commanders in the Portuguese America took the Lippe’s writings and/or ideas. In methodological terms, we used “sets of analysis scales”. The writings and the military men were treated as “cultural mediators” inserted in the “writing cultures”, in a dynamic of knowledge and people circulation. The observation scale variation permitted to go from one story to another, without losing the singularities, the negotiations, the intentionalities and the subjectivities of the actors. Those aspects can be observed by means of visual-oral-written cultures, and the material elements of the military culture. From the sources’ interpretation (“military writings”, correspondence and iconography) we noticed that the military discipliners conducted the educational practices and were sustained by the tripod teach-watch-punish. In the beginning, it was needed to teach laws and regulations, which provided the knowledge about the utility and the military conduct. Afterwards, it was needed to watch the behaviors by a grid of pluridirectional eyes involving hierarchically superiors, partners and subordinates. Finally, it was needed to punish the transgressors who contradicted the conducts expected for the “good and loyal [military] vassal”. The dimensions of military discipline, based on the principles proposed by Count de Lippe, would have an echo in Portuguese America, making it possible to identify them in educational practices that can be perceived in material elements of military culture, such as drawings, plans, maps and books. They are fragments that allow the proof of educational legacies in different times and spaces.
Subject: Educação militar -- História -- Séc. XVIII
Disciplina militar
História militar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35375
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ensinar, vigiar e punir. Francis Albert Cotta Formiga.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.