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dc.contributor.advisor1Eloisa Nascimento Silva Pilatipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037568024594010pt_BR
dc.creatorRudinele Vilela Batistapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T18:17:15Z-
dc.date.available2021-03-24T18:17:15Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35376-
dc.description.resumoEste trabalho tem dois objetivos principais: o primeiro é o de investigar, apresentar e discutir de que forma a gramáticas tradicionais e livros didáticos abordam os conceitos de sujeito e de predicado estabelecendo também comparações entre os conceitos apresentados nessas obras com conceitos para sujeito e predicado apresentados em propostas linguísticas mais recentes (Cf. CHOMSKY: 1986; DUARTE: 2007); o segundo é o de elaborar uma sequência didática que proponha o ensino da estrutura oracional com base na Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa proposta por Pilati (2017). As obras consultadas para revisão e análise do sujeito e predicado na perspectiva tradicional foram Cunha e Cintra (2013), Bechara (2009) e Almeida (2005); e o livro didático de Língua Portuguesa (Vol. 1) – Gramática (s/d) do Sistema Objetivo de Ensino, elaborado pela equipe de professores do Curso e Colégio Objetivo. A metodologia empregada foi a de revisão bibliográfica e análise das formas como as gramáticas tradicionais apresentam as noções de sujeito e predicado, a análise da proposta de abordagem da oração na Aprendizagem Linguística Ativa e a elaboração de sequência didática para o ensino da estrutura do enunciado. Os resultados obtidos foram os seguintes: a) em relação às gramáticas tradicionais, exceção de Evanildo Bechara, que pretende uma abordagem mais funcionalista da oração e de seus termos, a definição de sujeito “como o ser sobre o qual de declara algo” e de predicado “como tudo aquilo que se declara do sujeito” é preponderante, o que demonstra a supervalorização do critério semântico em detrimento do categorial; b) no que se refere ao material didático consultado, chegou-se à conclusão de que essa abordagem tradicional da oração obteve ressonância do livro didático avaliado; c) quanto aos estudos linguísticos, observou-se a opção por iniciar os estudos da formação da oração levando em consideração o papel do verbo, como núcleo predicador da oração, e do sujeito e complementos como elementos selecionados pelo verbo tanto categorialmente, quanto tematicamente (Cf. Chomsky 1986). Quanto à proposta elaborada por Pilati (2007), sobre a abordagem da estrutura sintática da oração, chegou-se à opção de apresentar o enunciado como um fenômeno da sintaxe da língua a partir de métodos da aprendizagem ativa a fim de contribuir para a análise consciente da oração, porquanto o ensino passa a ser visto como uma tarefa de construção científica que leva em consideração o saber dado pelo aluno para a construção de sua competência comunicativa. Por fim, propôs-se uma sequência didática com o intuito de abordar a estrutura da oração sob a perspectiva da aprendizagem ativa (Cf. Pilati 2017) para, assim, contribuir para a renovação das aulas de gramática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSujeito; Predicado; Gramática; Livro didático; Aprendizagem ativa.pt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Gramáticapt_BR
dc.titleO sujeito e o predicado nas gramáticas tradicionais, no livro didático e na aprendizagem linguística ativopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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