Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35379
Tipo: Dissertação
Título: Memória e violência na dramaturgia de Guillermo Calderón
Autor(es): Luísa Lagoeiro Ferreira
Primeiro Orientador: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Primeiro membro da banca : Marco Antônio Alexandre
Segundo membro da banca: Flávia Almeida Vieira Resende
Resumo: Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, analisamos as obras Neva (2006) e Escola (2013), do chileno Guillermo Calderón. Os dois textos dramáticos fazem referência ao período ditatorial e à violência imposta por esse regime no Chile e em outros países latino-americanos. Essa escolha se baseia na hipótese de que, com o passar dos anos, a obra do autor sofreu mudanças estéticas consideráveis, de acordo com as variações no contexto político do Chile e da América Latina. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como a dramaturgia de Guillermo Calderón se modifica a partir das diferenças observadas na escrita desses dois textos. Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática na literatura dramática pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América Latina.
Abstract: In a context of political crisis in many South American countries, with a rise of the conservative right and a still fragile democracy, the works Neva (2006) and Escola (2013) by the Chilean Guillermo Calderón were analysed. Both dramatic texts make reference to the dictatorial period and to the violence imposed by this regime in Chile as in other Latin American countries. This choice is based on the hypothesis that with the passing of the years the work of the author went through considerable aesthetic changes according to the variations in Chilean and Latin American political contexts. Thus, our goal is to analyse how the dramaturgy of Guillermo Calderón modifies itself from the difference observed in the writing of both texts. In the face of the dramaturgy works we might ask: What is the importance of the memory of dictatorship to Latin America and what is the role of Latin American Contemporary Theatre in the revival and reflection of this traumatic memory? Through analysis of texts that draw on the past to debate about the present time we intend to learn how the continuity of this theme in dramatic literature could allow for a greater understanding of current events and how it could pose as a relief and an alert in moments of vivid political instability in Latin America.
Assunto: Calderón, Guillermo, 1971- – Crítica e interpretação
Calderón, Guillermo, 1971- – Escola – Crítica e interpretação
Ditatura na literatura
Teatro latino-americano – História e crítica
Teatro chileno – História e crítica
Memória na literatura
Violência na literatura
Chile – Política e governo – 193-1988
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35379
Data do documento: 17-Fev-2020
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