Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Magno Machado Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450411173054440pt_BR
dc.contributor.referee1Marco Antônio Melo Francopt_BR
dc.contributor.referee2Grace Ane Morgana Cavalcante de Queirozpt_BR
dc.creatorElizabeth Natália Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172154325264736pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T00:40:00Z-
dc.date.available2021-03-25T00:40:00Z-
dc.date.issued2021-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35387-
dc.description.abstractSeveral authors state that the individual learns when he acquires skills to solve problems and perform tasks by consolidating the connections between nerve cells. An individual phenomenon shaped and influenced by external and internal factors, obeying the historical circumstances of each one. There are evidences that the social, economic and political context interferes with the individual's learning process and that emotions, which play an important role in this process, when negative, can create obstacles to the learning process. Through the analysis of articles indexed on the SciELO platforms, CAPES Journal Portal and Google Scholar, this work intends to examine the literature in neuroscience about the role of emotions, most notably fear, in the learning process and thereby be able to contribute to the dissemination of ideas about the system of emotions, which may motivate future studies capable of elucidating points still open and trying to seek answers to the following question: How would fear influence learning processes?pt_BR
dc.description.resumoCom frequência, diz-se que alguém aprende quando adquire competências para resolver problemas e realizar tarefas, o que ocorre através das consolidações das ligações entre as células nervosas. Um fenômeno individual, moldado e influenciado por fatores externos e internos, obedecendo às circunstâncias históricas de cada um. Há evidências de que o contexto social, cultural, econômico e político interferem no processo de aprendizagem do indivíduo e que as emoções, que desempenham um importante papel no processo de aprendizagem, quando negativas, podem gerar obstáculos para o processo de aprendizagem. Através da análise de artigos indexados nas plataformas SciELO, Portal de Periódico CAPES e Google Acadêmico, este trabalho pretende examinar a literatura em neurociências acerca do papel das emoções, mais destacadamente o medo, nos processos de aprendizagem e com isso poder contribuir para a difusão de ideias sobre o sistema das emoções, as quais poderão motivar futuros estudos capazes de elucidar pontos ainda em aberto e tentar buscar respostas para a seguinte pergunta: Como o medo influenciaria os processos de aprendizagem?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Neurociências e Suas Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subject.otherNeurociência cognitivapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEmoçõespt_BR
dc.subject.otherMedopt_BR
dc.titleInterferência do medo no processo da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabeth Natália Silva.pdf7.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.