Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Maria Trombert de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4190300140322728pt_BR
dc.contributor.referee1Cléber Cunha Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorLuiza Cecília Marian Barud Torrespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7654815085182107pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T00:48:38Z-
dc.date.available2021-03-25T00:48:38Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35388-
dc.description.abstractBotany content in high school is sometimes neglected by some students and teachers due to the formatting of content and the impossibility of carrying out practices in the laboratory or in the field. Audiovisual resources are excellent teaching tools, but the opportunity to place the student in front of his or her object of study, vegetables, can give new meaning to academic and personal experiences. This study demonstrates the partial application of a didactic sequence in a 2nd year high school class at a state school in the city of Belo Horizonte, and its central object is a game of riddles and a virtual herbarium hosted on a blog. The diagnostic test revealed the ignorance of the presence of vegetables in the students' daily lives, which is treated by the literature as botanical blindness. Due to the incomplete application of the game, the data, which would initially be analyzed, was compromised, but it was possible to carry out a critical analysis of the methodology and restructure the educational products generated based on the evaluation of masters and students of PROFBIO. We hope other teachers would be able to use the didactic sequence, totally or partially, in their praxis, and that it would contribute to the teaching of botany in schools.pt_BR
dc.description.resumoO conteúdo de botânica no ensino médio é tratado, por vezes, de maneira negligente por alguns alunos e docentes devido à formatação de conteúdo e impossibilidade de realizar práticas em laboratório ou em campo. Os recursos audiovisuais são excelentes ferramentas de ensino, mas a oportunidade de colocar o escolar frente ao seu objeto de estudo, os vegetais, pode ressignificar as experiências acadêmicas e pessoais. Este estudo demonstra a aplicação parcial de uma sequência didática em uma turma do 2o ano do ensino médio de uma escola estadual no município de Belo Horizonte, e tem como objeto central um jogo de charadas e um herbário virtual hospedado em um blog. O teste diagnóstico revelou o desconhecimento da presença dos vegetais no cotidiano dos alunos, que é tratado pela literatura como cegueira botânica. Devido à incompleta aplicação do jogo, os dados, que seriam analisados, inicialmente, ficaram comprometidos, mas foi possível realizar uma análise crítica da metodologia e reestruturar os produtos educacionais gerados baseando-se na avaliação de professores egressos e discentes do PROFBIO. Espera-se que outros docentes possam utilizar a sequência didática, total ou parcialmente, em sua práxis, e que esta contribua para o ensino de botânica nas escolas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectBotânica na escolapt_BR
dc.subjectSmartphone em sala de aulapt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectObjetos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherBotânicapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherMultimídiapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleNovas metodologias para as aulas de botânica no ensino médio: sequência didática, jogo e herbário virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2492-0971pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuizaCMBarudTorres_2020_TCM_repositorio_novo.pdfTcm9.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons