Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35388
Tipo: Dissertação
Título: Novas metodologias para as aulas de botânica no ensino médio: sequência didática, jogo e herbário virtual
Autor(es): Luiza Cecília Marian Barud Torres
Primeiro Orientador: Denise Maria Trombert de Oliveira
Primeiro membro da banca : Cléber Cunha Figueiredo
Segundo membro da banca: Nilma Soares da Silva
Resumo: O conteúdo de botânica no ensino médio é tratado, por vezes, de maneira negligente por alguns alunos e docentes devido à formatação de conteúdo e impossibilidade de realizar práticas em laboratório ou em campo. Os recursos audiovisuais são excelentes ferramentas de ensino, mas a oportunidade de colocar o escolar frente ao seu objeto de estudo, os vegetais, pode ressignificar as experiências acadêmicas e pessoais. Este estudo demonstra a aplicação parcial de uma sequência didática em uma turma do 2o ano do ensino médio de uma escola estadual no município de Belo Horizonte, e tem como objeto central um jogo de charadas e um herbário virtual hospedado em um blog. O teste diagnóstico revelou o desconhecimento da presença dos vegetais no cotidiano dos alunos, que é tratado pela literatura como cegueira botânica. Devido à incompleta aplicação do jogo, os dados, que seriam analisados, inicialmente, ficaram comprometidos, mas foi possível realizar uma análise crítica da metodologia e reestruturar os produtos educacionais gerados baseando-se na avaliação de professores egressos e discentes do PROFBIO. Espera-se que outros docentes possam utilizar a sequência didática, total ou parcialmente, em sua práxis, e que esta contribua para o ensino de botânica nas escolas.
Abstract: Botany content in high school is sometimes neglected by some students and teachers due to the formatting of content and the impossibility of carrying out practices in the laboratory or in the field. Audiovisual resources are excellent teaching tools, but the opportunity to place the student in front of his or her object of study, vegetables, can give new meaning to academic and personal experiences. This study demonstrates the partial application of a didactic sequence in a 2nd year high school class at a state school in the city of Belo Horizonte, and its central object is a game of riddles and a virtual herbarium hosted on a blog. The diagnostic test revealed the ignorance of the presence of vegetables in the students' daily lives, which is treated by the literature as botanical blindness. Due to the incomplete application of the game, the data, which would initially be analyzed, was compromised, but it was possible to carry out a critical analysis of the methodology and restructure the educational products generated based on the evaluation of masters and students of PROFBIO. We hope other teachers would be able to use the didactic sequence, totally or partially, in their praxis, and that it would contribute to the teaching of botany in schools.
Assunto: Ensino - Biologia
Botânica
Ensino médio
Multimídia
Aprendizagem baseada em problemas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35388
Data do documento: 26-Out-2020
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