Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35397
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Adolescentes em grupo do coletivo ao singular: uma outra forma de tratar |
Autor(es): | Mariana Faria Sabino |
primer Tutor: | Nádia Laguárdia de Lima |
primer Co-tutor: | Juliana Tassara Berni |
primer miembro del tribunal : | Cristiane de Freitas Cunha Grillo |
Segundo miembro del tribunal: | Libéria Rodrigues Neves |
Resumen: | A presente monografia tem o objetivo de fomentar reflexões sobre possibilidades de intervenção com adolescentes em grupos nas instituições. A motivação geral para essa escrita parte da minha experiência profissional e da pergunta sobre como trabalhar com referido público em instituições, respeitando a singularidade. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, a partir da qual procurou-se fazer um percurso sobre os temas pesquisados - adolescência, identificação e conversação - sob olhar da psicanálise. A partir deste percurso teórico e também da minha trajetória clínica em instituições, a conversação se destacou como uma possibilidade interessante de intervenção com os adolescentes nesses locais - possibilidade que elucida a importância de trabalhar o coletivo tendo como singular a via, anunciando-se como uma outra forma de trabalhar com o sujeito adolescente em grupo e onde mais ele possa fazer moradia. |
Abstract: | This monography aims to encourage reflections on the intervention possibilities with adolescents in groups in institutions. The general motivation for this writing comes from my professional experience and the question about how to work with a certain audience in institutions, respecting the singularity. The bibliographic review was used as methodology, from which was sought to make a route on the researched themes - adolescence, identification and conversation - under the psychoanalysis perspective. From the theoretical path and also from my clinical trajectory in institutions, the conversation stood out as an interesting possibility of intervention with the adolescents in these locations - a possibility that clarifies the importance of working with the collective through a singular way, announcing itself as another way of working with the adolescent subject in group and where else he can make housing. |
Asunto: | Adolescente Identificação Social Grupo Social Modelos de Assistência à Saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Curso: | Curso de Especialização em Saúde do Adolescente |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35397 |
Fecha del documento: | 13-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Saúde do Adolescente |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADOLESCENTES EM GRUPO do coletivo ao singular uma outra forma de tratar.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.