Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mirele Castanheira Brant | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7718987084094020 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Letícia Hilário Guimarães | pt_BR |
dc.creator | Wesley Santos Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T17:50:49Z | - |
dc.date.available | 2021-03-25T17:50:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35410 | - |
dc.description.abstract | This research aims to develop a reflection on the possibilities of teaching visual arts through the use of design concepts, especially interaction design, present in graphic interfaces. To this end, it explores aspects related to new communication technologies, as well as the predominance of the use of visual language in different systems and media. This is a study with a bibliographic research design and a qualitative approach that seeks to indicate conceptual paths for the teaching of visual arts in an environment of constant advances and popularization of information technologies. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito das possibilidades de ensino de artes visuais por meio da utilização dos conceitos do design, sobretudo do design de interação. Para isso, explora aspectos relativos a novas tecnologias de comunicação e a influência das artes para o desenvolvimento de uma estética tecnológica, particularmente no que diz respeito aos elementos que constituem as interfaces gráficas, presentes em diversas mídias contemporâneas, como websites, telas de computadores e celulares. Leva em consideração a predominância do uso da linguagem visual nesses sistemas e mídias, tal como as possibilidades pedagógicas para o ensino de artes visuais, tendo em vista sua ampla influência na criação de um repertório de símbolos e signos visuais contemporâneos. Trata-se de um estudo com delineamento de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa que busca indicar caminhos conceituais para o ensino de artes visuais em um ambiente de constantes avanços e popularização das tecnologias de informação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Interfaces gráficas | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Artes gráficas | pt_BR |
dc.subject.other | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.title | O design de interação como abordagem de ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O DESIGN DE INTERAÇÃO COMO ABORDAGEM DE ENSINO DE ARTES VISUAIS.pdf | 5.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.