Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mirele Castanheira Brantpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718987084094020pt_BR
dc.contributor.referee1Letícia Hilário Guimarãespt_BR
dc.creatorWesley Santos Rochapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-25T17:50:49Z-
dc.date.available2021-03-25T17:50:49Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35410-
dc.description.abstractThis research aims to develop a reflection on the possibilities of teaching visual arts through the use of design concepts, especially interaction design, present in graphic interfaces. To this end, it explores aspects related to new communication technologies, as well as the predominance of the use of visual language in different systems and media. This is a study with a bibliographic research design and a qualitative approach that seeks to indicate conceptual paths for the teaching of visual arts in an environment of constant advances and popularization of information technologies.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito das possibilidades de ensino de artes visuais por meio da utilização dos conceitos do design, sobretudo do design de interação. Para isso, explora aspectos relativos a novas tecnologias de comunicação e a influência das artes para o desenvolvimento de uma estética tecnológica, particularmente no que diz respeito aos elementos que constituem as interfaces gráficas, presentes em diversas mídias contemporâneas, como websites, telas de computadores e celulares. Leva em consideração a predominância do uso da linguagem visual nesses sistemas e mídias, tal como as possibilidades pedagógicas para o ensino de artes visuais, tendo em vista sua ampla influência na criação de um repertório de símbolos e signos visuais contemporâneos. Trata-se de um estudo com delineamento de pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa que busca indicar caminhos conceituais para o ensino de artes visuais em um ambiente de constantes avanços e popularização das tecnologias de informação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInterfaces gráficaspt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArtes gráficaspt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleO design de interação como abordagem de ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DESIGN DE INTERAÇÃO COMO ABORDAGEM DE ENSINO DE ARTES VISUAIS.pdf5.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.