Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35420
Type: Tese
Title: Um olhar surdo sobre políticas linguísticas na Universidade Federal do Tocantins
Other Titles: A deaf perspective about language policies at the Federal University of Tocantins
Authors: Felipe de Almeida Coura
First Advisor: Andréa Machado de Almeida Mattos
First Referee: Ana Cláudia Balieiro Lodi
Second Referee: Bruno Gonçalves Carneiro
Third Referee: Giselli Mara da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Sônia Marta de Oliveira
Abstract: As discussões sobre políticas linguísticas, envolvendo línguas de sinais, é algo pouco familiar àqueles que pesquisam e elaboram políticas linguísticas de maneira geral (REAGAN, 2010). Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) não acontece de forma diferente. Dessa maneira, em muitos casos, a relação de poder que a língua portuguesa exerce sobre a Libras pode prejudicar a garantia de direitos linguísticos dos surdos. No entanto, as experiências que os surdos já trazem ao longo dos anos e um novo olhar sobre as políticas linguísticas na educação superior, podem apontar possibilidades significativas para essa situação. Esta pesquisa busca analisar as políticas linguísticas da UFT que se relacionam com os surdos. Nesse sentido, utilizando-se de características da Etnografia de Política Linguística e da Entrevista Narrativa, este estudo ainda pretende (1) identificar as políticas linguísticas para surdos a nível nacional e local; (2) apresentar e interpretar as narrativas de alunos e professores surdos da UFT acerca de suas experiências com a Língua Portuguesa e a Libras na instituição e (3) propor reflexões e sugestões de implementações de políticas linguísticas na UFT a partir das experiências dos participantes. O referencial teórico contempla a compreensão de políticas linguísticas a partir de McCarty (2011) e Tollefson (1991; 2013), além de abordar discussões da relação entre políticas linguísticas e línguas de sinais embasadas em De Meulder (2015a; 2015b), De Meulder et al (2019), De Meulder e Murray (2017), dentre outros. A pesquisa aponta, dentre outros resultados, que (i) as construções de políticas linguísticas explícitas e implícitas no curso de Letras-Libras e no Programa de Pós-graduação em Letras do campus de Porto Nacional podem apontar alternativas de modificações e implementações para toda a UFT; (ii) os surdos participantes da pesquisa possuem consciência de seus direitos, sabem como alguns pontos podem ser modificados visando a favorecer políticas linguísticas que adotem uma perspectiva surda, todavia percebem os desafios de uma “educação do seu entorno para o respeito à diferença” (MAHER, 2007, p. 257). Aparentemente esse é um desafio maior do que aqueles que se referem à leitura e a escrita da língua portuguesa, por exemplo; além disso percebe-se que (iii) a Etnografia de Política Linguística pode continuar a contribuir com pesquisas na UFT que favoreçam modos diversos de criações, interpretações e apropriações de políticas linguísticas.
Abstract: Discussions about language policies, involving sign languages, are somewhat unfamiliar to those who research and develop language policies in general (REAGAN, 2010). At the Federal University of Tocantins (UFT) it does not happen any differently. In this way, in many cases, the power relationship that the Portuguese language exercises over Libras may undermine the guarantee of linguistic rights for the deaf. However, the experiences that the deaf have brought over the years and a new look at language policies in higher education, may point to significant possibilities for this situation. This research aims to analyze the language policies of the UFT that relate to the deaf. In this sense, using characteristics of the Ethnography of Language Planning and Policy and the Narrative Interview, this study also intends (1) to identify the language policies for the deaf at national and local level; (2) to present and interpret the narratives of deaf students and professors at UFT about their experiences with the Portuguese Language and Libras at the institution and (3) to propose reflections and suggestions for implementing language policies at UFT based on the experiences of the participants. The theoretical framework contemplates the understanding of language policies from McCarty (2011) and Tollefson (1991; 2013), in addition to addressing discussions of the relationship between linguistic policies and sign languages based on De Meulder (2015a; 2015b), De Meulder et al (2019), De Meulder and Murray (2017), and others. The research points out, among other results, that (i) the construction of explicit and implicit language policies in the Letras-Libras undergraduate course and in the Graduate Program in Letters at the Porto Nacional campus may point out alternatives for modifications and implementations for the entire UFT; (ii) the deaf participants in the research are aware of their rights, they know how some points may be modified in order to favor language policies that adopt a deaf perspective, however they perceive the challenges of an “education of their surroundings to respect the difference” (MAHER, 2007, p. 257). Apparently, this is a greater challenge than those that refer to the reading and writing of the Portuguese language, for example; moreover, it is clear that (iii) Ethnography of Language Planning Policy may continue to contribute to research at UFT that favors different ways of creating, interpreting and appropriating language policies.
Subject: Línguas – Aspectos sociais
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Aquisição de segunda linguagem
Surdos – Educação
Língua de sinais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35420
Issue Date: 23-Feb-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Um olhar surdo_Felipe Coura.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.