Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35430
Type: Monografia (especialização)
Title: Tecnologia como recurso auxiliar na aprendizagem: proposta de inovação por meio de sequências didáticas
Authors: Péricles Brandão Pinto
First Advisor: Adriana Angélica Ferreira
First Referee: Luiza Santana Chaves Miconi Ferreira
Abstract: A utilização de sequências didáticas, entre os vários benefícios que confere a aprendizagem, orienta professores no seu planejamento de ensino, sistematizando os conteúdos a serem trabalhados e os recursos tecnológicos melhor avaliados para a sua implementação, relacionando-os com os objetivos propostos para o desenvolvimento das habilidades e competências esperadas para os estudantes. Este trabalho apresenta 05 (cinco) sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em tecnologias Digitais e Educação 3.0, direcionadas a professores de diversas áreas de conhecimento em especial à disciplina de Ciências. As ferramentas tecnológicas propostas para utilização nas sequências foram escolhidas pelo fato de serem relevantes para a aprendizagem, gratuitas, estarem disponíveis e apresentarem fácil acesso. Outra preocupação em relação às ferramentas indicadas diz respeito ao grau de facilidade no quesito usabilidade, possuindo baixa curva de aprendizagem, visando possibilitar a professores e estudantes melhor entendimento ao utilizá-las. Com base na elaboração teórica de Orlando Aguiar Júnior, alguns princípios foram usados para orientação dessas sequências didáticas, relacionados à existência de algumas etapas na sua produção, a saber: problematização inicial, desenvolvimento da narrativa do ensino, aplicação de novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido. Ainda que tais etapas não tenham sido discriminadas no corpo das sequências elas foram norteadoras do seu processo de criação, que prima pela organização de um conjunto coerente de atividades, contendo o número de aulas de cada etapa e com os conteúdos relacionados entre si. Espera-se com esse trabalho contribuir para a reflexão sobre a tecnologia como um importante recurso auxiliar na aprendizagem, bem como apresentar propostas pedagógicas passíveis de realização por meio de sequências didáticas.
Abstract: The use of didactic sequences, among the various benefits conferred by learning, guides teachers in their teaching planning, systematizing the contents to be worked on and the technological resources best evaluated for their implementation, relating them to the proposed objectives for development of the skills and competencies expected for students. This work presents 05 (five) didactic sequences elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, aimed at teachers from different areas of knowledge, especially the Science discipline. The technological tools proposed for use in the sequences were chosen because they are relevant for learning, free, available and easy to access. A concern in relation to the indicated tools refers to degree of ease of usability, having a low learning curve, aiming to enable teachers and students a better understanding when using them. Based on the theoretical elaboration of Orlando Aguiar Júnior, some principles were used to guide these didactic sequences, related to the existence of some stages in their production, namely: initial context and issues exposition, development of the teaching narrative, application of new knowledge and reflection on what has been learned. Even though these stages were not broken down in the body of the sequences, they were guiding its creation process, which strives for the organization of a coherent set of activities, containing the number of classes of each stage and the contents related to each other. This work is expected to contribute to the reflection on technology as an important auxiliary resource in learning, as well as to present pedagogical proposals that can be accomplished through didactic sequences.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ciências - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35430
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tecnologia como recurso auxiliar na aprendizagem.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.