Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.referee1Júlio César Virginío da Costapt_BR
dc.creatorKarine Kênia Santos Queiroz Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-26T12:27:37Z-
dc.date.available2021-03-26T12:27:37Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35433-
dc.description.abstractThis research aims to corroborate the need for innovation and democratization of the use of digital technologies in the field of education, in the current scenario in which we live in considering the DTIC (Digital Technologies of Information and Communication). The goal is to address some aspects that have become obstacles for teachers in educational institutions, given the challenges of updating the forms of teaching through theoretical bases and the possibilities, means and possible methods to collaborate with the proposal to innovate and democratize the use of digital technologies in teaching through DSs (Didactic Sequences). Five DSs will be presented, starting with “Knowing and Interpreting the Textual Genre of Cartoons and Comic Strips” where we will bring the proposal of innovation in the discipline of Portuguese Language with text interpretation class through the Youtube platforms and Pixton. In the second DS, “Working with Digital Technology in Early Childhood Education: Tunnel Learning Object of the Media” we have the proposal within the discipline of Physical Education with the subject 'Leisure' in a game of LO (Learning Object) Tunnel of the Media. The third DS, “Developing e-learning methods for Early Childhood Education” fits into the Oral Language discipline, with the content of virtual storytelling as a method of distance education in early childhood education. In the fourth DS, “Advancement in Education through Social Networks”, also with the discipline of Portuguese Language, the content production and interpretation of text using the social network Twitter. The fifth and last DS with the theme “Musicalization and Musical Intelligence in Early Childhood Education” fits into the discipline of Arts, with the proposal of working on Musicalization and Culture through the TV Program Video Show and YouTube channels, providing knowledge about musical culture, musical connotations and their characteristics. The research was carried out using the scientific research methodology, not starting from the first truths, but from several theoretical foundations studied by other researchers over the years and nowadays and also resulted from debates, discussions and sharing of ideas and thoughts with teachers and colleagues throughout the course. It was concluded through this research that both the theories and the methods of the proposed objectives, are likely to be put into practice and to reach the desired results, expanding the view of the bodies present in educational institutions, making the school an innovative and democratic as to the implementation of the use of digital technologies. Keywords: Technological education. Teaching practice. Science teaching. Information and communication technology. Child education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo corroborar a necessidade de inovação e democratização do uso das tecnologias digitais no campo da educação, no atual cenário em que vivemos frente as TIDC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Objetiva-se abordar alguns aspectos que se tornaram obstáculos para os docentes nas instituições educacionais, diante dos desafios de atualização das formas de ensino por meio de embasamentos teóricos e as possibilidades, meios e métodos possíveis para colaborar com a proposta de inovar e democratizar o uso das tecnologias digitais no ensino por meio das SDs (Sequências Didáticas). Serão apresentadas cinco SDs, começando por “Conhecendo e Interpretando o Gênero Textual de HQs e Tirinhas” onde traremos a proposta de inovação na disciplina de Língua Portuguesa com aula de interpretação de texto por meio das plataformas Youtube e o Pixton. Na segunda SD, “Trabalhando com a Tecnologia Digital na Educação Infantil: Objeto de Aprendizagem Túnel das Mídias” temos a proposta dentro da disciplina de Educação Física com o assunto ‘Lazer’ em um jogo do OA (Objeto de Aprendizagem) Túnel das Mídias. A terceira SD, “Desenvolvendo métodos de EAD para a Educação Infantil” se encaixa na disciplina de Linguagem Oral, tendo como conteúdo a contação de história virtual como método de educação à distância na Educação Infantil com o Storytelling. Na quarta SD, “Avanço na Educação por Meio de Redes Sociais”, também com a disciplina de Língua Portuguesa, o conteúdo produção e interpretação de texto se utilizando da rede social Twitter. Já a quinta e última SD com o tema “Musicalização e Inteligência Musical na Educação Infantil “se encaixa na disciplina de Artes, com a proposta de trabalhar Musicalização e Cultura por meio dos programas Vídeo Show e You Tube, proporcionando conhecimento sobre a cultura musical, das conotações musicais e suas características. A pesquisa foi realizada com a metodologia de pesquisa científica, não partindo de verdades primeiras, mas de vários embasamentos teóricos estudados por outros pesquisadores ao longo dos anos e nos dias atuais e também resultou de debates, discussões e compartilhamento de ideias e pensamentos com professores e colegas ao longo do curso. Concluiu-se por meio desta pesquisa que tanto as teorias quanto os métodos dos objetivos propostos, são passíveis de serem colocados em prática e se alcançarem os resultados almejados, ampliando a visão dos corpos presentes nas instituições de ensino, tornando a escola um espaço inovador e democrático quanto à implementação do uso das tecnologias digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação tecnológica.pt_BR
dc.subjectPrática docente.pt_BR
dc.subjectEnsino de ciências.pt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectTechnological education.pt_BR
dc.subjectTeaching practice.pt_BR
dc.subjectScience teaching.pt_BR
dc.subjectInformation and communication technology.pt_BR
dc.subjectChild education.pt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Educação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.titleObstáculos na educação frente a era digital: inovando e democratizando o uso das TIDC por meio das sequências didáticaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
´Monografia Obstáculos na Educação Frente a Era Digital .doc.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons