Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35434
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guilherme Carvalho Franco da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521487278758174pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Gustavo Nicáciopt_BR
dc.creatorRoberto Fernandes da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431458203897315pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-26T12:33:28Z-
dc.date.available2021-03-26T12:33:28Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35434-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to point out how the didactic sequence (SD), can be a pedagogical tool of great utility for the history teacher in the approach of the contents. Still in the process of elaborating the teaching methodology of school knowledge, this work seeks to show the importance of digital tools in an attempt to give students a prominent place during the teaching process. In all the didactic sequences that are part of this work, the student is encouraged to produce knowledge through the use of digital tools, in order to ensure the prominent place and the desired role for students. Five didactic sequences were elaborated that address different themes, in which the methodology developed is explained step by step, relying on the use of digital tools, in order to achieve the objective role for students. Through the application of the sequences it can be seen that, in fact, DS is a very important tool in helping the teacher, as it allows the development of the sequenced method of teaching, giving depth to the themes worked in order to make sense for the students, in addition to providing types of evaluations about the works developed that are different from the traditional model. Therefore, the didactic sequence, combined with the use of digital tools, enables the teacher to develop the students' potential, as well as modify the teaching and learning process, making it more dynamic and full of meaning for the students, who in fact become to hold the objective and expected protagonism at the end of the pedagogical path of teaching and building knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal apontar como a sequência didática (SD), pode ser uma ferramenta pedagógica de grande utilidade para o professor de História na abordagem dos conteúdos. Ainda no processo de elaboração da metodologia de ensino dos saberes escolares, este trabalho procura mostrar a importância das ferramentas digitais na tentativa de dar aos alunos um lugar de destaque durante o processo de ensino. Em todas as sequências didáticas que fazem parte deste trabalho, o aluno é instigado a produzir conhecimento por meio da utilização de ferramentas digitais, de forma a assegurar o lugar de destaque e o protagonismo desejado para os estudantes. Foram elaboradas cinco sequências didáticas que abordam temáticas diferentes, em que a metodologia desenvolvida é explicada passo a passo, contando com a utilização de ferramentas digitais, tendo em vista desta forma, alcançar o protagonismo objetivado para os alunos. Por meio da aplicação das sequências pode-se constatar que, de fato a SD trata-se de uma ferramenta muito importante no auxílio ao docente, pois permite o desenvolvimento do método sequenciado de ensinar, dando profundidade às temáticas trabalhadas de modo a fazer sentido para os educandos, além de propiciar tipos de avaliações sobre os trabalhos desenvolvidos que fogem do modelo tradicional. Portanto, a sequência didática, aliada à utilização das ferramentas digitais, capacita o professor a desenvolver as potencialidades dos alunos, bem como modificar o processo de ensino e aprendizagem, deixando este mais dinâmico e carregado de significado para os educandos, que de fato passam a deter o protagonismo objetivado e esperado ao final do percurso pedagógico do ensinar e construir saberes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensino - Primeiro graupt_BR
dc.titleFerramentas pedagógicas: o uso da sequência didática e das tecnologias digitais no ensino de História durante os anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical tools: the use of didactic sequence and digital technologies in the teaching of history during the final years of elementary school.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.