Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35443
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologia e educação: sequências didáticas para aprendizagem de matemática
Título(s) alternativo(s): Technology and education: didactic sequences for learning math
Autor(es): José Coriolano Zarattini Niffinegger
Primeiro Orientador: Warley Machado Correia
Primeiro membro da banca : Denise Alves de Araújo
Resumo: O presente trabalho apresenta um memorial de percurso e relaciona 5 (cinco) sequências didáticas produzidas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Todas as sequências didáticas estão relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática com uma visão tecnológica. O uso de aplicações, chamados objetos de aprendizagem, são amplamente utilizados, além das mídias digitais. No entanto, houve uma preocupação para que esses recursos fossem gratuitos e de fácil acesso, já que muitas vezes a permanência no mundo digital é curta, sendo ditada por questões econômicas e muitas vezes até de modismo. Antecipar essas mudanças não é tarefa fácil. Compreendemos que a tecnologia está em constante evolução e consequentemente, haverá mudanças nas próprias sequências, na medida em que novos objetos de aprendizagem possam surgir. No entanto, as aplicações que vierem a substituir as anteriores podem ser usadas, talvez, com poucas adaptações. Espera-se com esse trabalho contribuir com o aprendizado dos estudantes da educação básica, ingressando-os nas novas formas de aprendizagem e conhecimento. É notório que a tecnologia nos transformou e transforma o mundo que nos rodeia. Neste sentido, acreditamos que a escola também precisa dar mais um passo na sua evolução, sem abandonar os preceitos formadores do passado, e abraçando as mudanças no futuro.
Abstract: The present work presents a memorial and acquaint 5 (five) didactic sequences produced for the Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. All didactic sequences are related to teaching and learning math on a technological view. The use of applications, called objects of learning, are amply used, besides digital media. However, there was the concern of making those free/easy access resources, once the digital permanence is short, being ditacded by economic questions or modism. Anticipating these changes is not an easy task. We understand that technology is in constant evolution thus there will be changes on the sequences, to the extent that new objects of learning appear. However, replaced applications may be used with minimal adaptations. This work is expected to contribute with the process of learning of basic education students, bringing news ways of acquiring knowledgment. It’s an well-know fact that technology transformed and keep transforming our world. Therefore, we believe that school needs to step forward on its way towards evolution, not abandoning its precepts, but embracing change.
Assunto: Educação tecnológica
Sequências didáticas
Matemática - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35443
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20201212-jczn-monografia.pdfMonografia de José Niffinegger para o curso de Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.01.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons