Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35444
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosane Cassia Santos e Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0958728943863664pt_BR
dc.contributor.referee1Ivanete Bernardino Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorGraziela Mendes Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1444722180869464pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-26T15:00:03Z-
dc.date.available2021-03-26T15:00:03Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35444-
dc.description.resumoA construção das habilidades em escrita de textos de tipologia argumentativa dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um grande desafio para os educadores da rede pública de ensino, da qual faço parte. Esse desafio é motivador da busca contínua por formação, com o objetivo de se encontrarem caminhos a seguir. Este trabalho é o resultado da contínua busca pelo aprendizado e pelo aperfeiçoamento dos conhecimentos que podem ser implementados no fazer docente. Ele foi elaborado em etapas e é aqui apresentado como requisito para a obtenção do título de especialista. As etapas que compõem esta monografia são: memorial de percurso e projeto de ação. Sendo o memorial a apresentação da trajetória pessoal e profissional que me trouxeram, professora-pesquisadora, até aqui e o projeto de ação é o resultado do meu fazer pedagógico, realizado junto aos alunos de minha escola e do Centro Pedagógico, no ano de 2019. Para que o estudante possa desenvolver a escrita em suas diversas variações e saiba adequá-la às práticas de linguagem, faz-se necessário o conhecimento da diversidade linguística, a valorização dela em seus contextos de uso e, também, o desenvolvimento efetivo daquilo que é chamado de escrita com uso da norma padrão, a partir do repertório do sujeito e do trabalho com gêneros textuais de circulação social e com efetivas práticas comunicativas. O projeto de ação desta monografia foi elaborado pensando em fomentar ideias e desenvolver a criatividade do aluno, a fim de que se consolide na escrita a argumentação que o aluno já possui na oralidade. Foi desenvolvida uma pesquisa em que se fez o uso de sequências didáticas a partir de textos de diversos gêneros argumentativos que objetivaram a facilitação do processo de construção de habilidades em escrita de textos de tipologia argumentativa. A finalidade desse trabalho é a de promover reflexões, com base em conhecimentos adquiridos no Residência Docente, acerca das práticas escolares que envolvem estudantes e professores. Todas as reflexões partiram de situações reais de comunicação, dentro da perspectiva de que a escrita, apesar de ser um objeto de ensino escolar, é também um instrumento de formação cidadã, sendo utilizada a todo o momento da vida do sujeito.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.titleA construção das habilidades em escrita de textos argumentativos dos alunos do 6º ano e do 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo dos processos.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1917-0117pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Graziela Mendes Rodrigues - Versão Final PDF-A.pdf13.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.