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Tipo: Dissertação
Título: O ensino híbrido suplementar e a aprendizagem móvel de embriologia com o uso de um blog
Autor(es): Eliel Ribeiro do Nascimento
primer Tutor: Tania Mara Segatelli
primer Co-tutor: Luciana Zenha Cordeiro
primer miembro del tribunal : Luciano Sathler Rosa Guimarães
Segundo miembro del tribunal: Fernanda de Jesus Costa
Resumen: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC compreendem diversas ferramentas que oferecem inúmeras possibilidades no contexto educacional, especialmente para jovens do ensino médio, a maioria deles incluída nos chamados “nativos digitais”. Dentre essas possibilidades está o uso do celular, como ferramenta estratégica no ensino híbrido do conteúdo de Embriologia. Nas escolas, as maiores dificuldades no estudo dessa temática estão relacionadas principalmente na dificuldade de compreensão de processos complexos, microscópicos e extremamente dinâmicos que ocorrem num plano tridimensional e que normalmente são demonstrados apenas em imagens bidimensionais projetadas ou presentes nos livros didáticos, perdendo assim a compreensão espacial do processo. Diante desse cenário, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma sequência didática (SD) com a inserção de um blog interativo que poderá ser acessado por aparelhos celulares ou smartphones, por estudantes e professores, para o ensino híbrido de Embriologia, como parte da Biologia do Desenvolvimento, que estuda os diversos mecanismos biológicos relacionados à formação do ser vivo. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos com uma turma de 34 alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola pública localizada na região do Barreiro, zona sul de Belo Horizonte. Inicialmente, por meio de um questionário, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios sobre o conteúdo de Embriologia. Posteriormente prosseguiu as atividades propostas na SD: Exibição de um filme com ênfase no método científico; realização de duas visitas técnicas, a primeira no Museu de Ciências Morfológicas e a segunda no NEDUCOM (Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida), ambos espaços da UFMG; Levantamento de hipóteses em sala de aula invertida e aula de embriologia comparada. Todas as atividades serviram de suporte para preparar os alunos no desenvolvimento de modelos em massa de modelar ou Biscuit. Para finalizar a SD os alunos deveriam responder ao questionário de aprendizagem e o questionário de satisfação. Os dados dos questionários foram analisados de forma quantitativa e qualitativa e sintetizadas em uma nuvem de palavras e, para análise dos dados dos relatórios, foi aplicada a técnica de análise qualitativa proposta por Lüdke & André, além de anotações das observações do professor pesquisador, compiladas em caderno de campo ao longo do processo. O blog interativo foi desenvolvido tomando como base as principais dúvidas suscitadas na sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, nos modelos desenvolvidos por eles, bem como com a colaboração de um grupo focal, composto por 2 alunos do 3º ano do ensino médio e disponibilizado pelo professor pesquisador para acesso por meio do celular, em sala de aula ou a distância, como parte do processo de ensino-aprendizagem do ensino híbrido. Não foi possível aplicar a SD completamente devido ao problema da pandemia do corona vírus, mas, as análises dos relatórios apresentados e dos dados coletados por meio do caderno de campo permitiram inferir que a maioria dos alunos se demonstraram motivados com as atividades desenvolvidas, com destaque aos espaços não formais, que promoveram significado ao conteúdo de Embriologia para as suas vidas.
Abstract: The Digital Technologies of Information and Communication - DTIC comprise several tools that offer advantages in the educational context, especially for high school youth, most of them so-called “digital natives”. Among these possibilities is the use of cell phones, as a strategic tool in the hybrid teaching of Embryology content. In schools, the greatest difficulties in the study of this theme are mainly related to the understanding of understanding complex, microscopic and extremely dynamic processes that occur on a three-dimensional plane and that are usually demonstrated only in two-dimensional images projected or present in textbooks, thus losing understanding process space. Given this scenario, the objective of the present work was to develop a didactic sequence (DS) with the insertion of an interactive blog that can be accessed by cell phones or smartphones, by students and teachers, for the hybrid teaching of Embryology, as part of the Biology of Development which studies the various biological equipment related to the formation of the living being. For the development of the work, we counted on a class of 34 students of the 2nd year of high school from a public school located in the region of Barreiro, south zone of Belo Horizonte. Initially, through a questionnaire, a survey of previous knowledge about the content of Embryology was carried out. Initially, through a questionnaire, a survey of previous knowledge about the content of Embryology was carried out. Subsequently, the activities proposed in a DS continued: screening of a film with an emphasis on the scientific method; two technical visits, the first at the Museum of Morphological Sciences and the second at NEDUCOM (Center for Education and Communication in Life Sciences), both spaces at UFMG; Survey of hypotheses in an inverted classroom and a comparative embryology class. All activities served as support to prepare students in the development of mass modeling or Biscuit models. To finish the DS students should answer the learning questionnaire and the satisfaction questionnaire. The data from the questionnaires were analyzed in a quantitative and qualitative way and synthesized in a word cloud and, for data analysis of the reports, the qualitative analysis technique proposed by Lüdke & André was applied, in addition to notes of the observations of the researcher professor, compiled in a field notebook throughout the process. The interactive blog was developed based on the main doubts raised in the survey of students' previous knowledge, in the models developed by them, as well as with the collaboration of a focus group, composed of 2 students from the 3rd year of high school and made available by the teacher researcher for access via cell phone, in the classroom or at a distance, as part of the teaching-learning process of hybrid teaching. It was not possible to apply DS completely due to the problem of the corona virus pandemic, but the analysis of the reports presented, and the data collected through the field notebook allowed us to infer that most students were motivated with the activities developed, with emphasis to non-formal spaces, which have given meaning to the content of Embryology for their lives.
Asunto: Ensino - biologia
Embriologia
Biologia celular
Aprendizagem
Ensino médio
Aprendizagem baseada em problemas
Blog
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35466
Fecha del documento: 28-oct-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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