Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Suzana dos Santos Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926600962920347pt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Magela Pereira Leãopt_BR
dc.contributor.referee2Gláucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.creatorHeyde Ferreira Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7263600712735281pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T01:23:29Z-
dc.date.available2021-03-30T01:23:29Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35482-
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate the implementation of the public policy O Novo Ensino Médio [New High School] in the Public School of Minas Gerais after the approval of the Law 13.415 in February 16, 2017, in order to understand and analyze how full-time school influences the teaching-learning processes and the teaching practices. This study is justified by the fact that High School is considered a stage of Basic Education that presents high rates of failure, dropout and low performance of students in assessment (BRASIL, 2016c). To approach this scenario, it was considered relevant to carry out a literature review from the 1990s, exploring the contributions of researchers such as Dayrell (2007), Gomes (2005, 2014 and 2017), Krawczyk (2011), Ferreira (2017) and Leão (2018). Documentary and field research was also carried out, with a qualitative approach, linked to the socio-historical assumptions of Vygotsky (1930/2001). The data were analyzed through the content analysis, based on the contributions of Bardin (2010) in order to understand the main implications of the implementation of this educational public policy. The main outcomes observed in this research revealed that the major demands for the improvement of High school in full-time were a) investments in continuing teacher education; b) an offering of an effective project for Integral and Integrated Education; c) Improvement in the use of space and time in pedagogical activities; d) diversification of the pedagogical resources, and e) an improved dialogue with the demands of young people. Thereby, it was concluded that the implementation of full-time in the school was simply an increasing of the school time, without promoting any effective Integral Education, causing the young students to attend a high school with an extensive workload, however pedagogically and structurally poor.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar a implementação da política pública educacional “Novo Ensino Médio”, na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, a partir da aprovação da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, a fim de conhecer e analisar como o Tempo Integral influencia os processos de ensino-aprendizagem e a prática docente. Para tanto, este estudo se justifica pelo fato de o Ensino Médio ser considerado uma etapa da Educação Básica que apresenta altas taxas de reprovação, abandono, além de baixo desempenho dos alunos nas avaliações (BRASIL, 2016c). Considerou-se relevante adentrar nesse cenário, realizando revisão de literatura a partir da década de 1990, explorando as contribuições de pesquisadores como Gomes (2005, 2014 e 2017), Dayrell (2007), Krawcyk (2011), Ferreira (2017), Lino (2017) e Leão (2018). Realizou-se, também, pesquisa documental e de campo, de abordagem qualitativa, vinculada aos pressupostos sócio-históricos de Vygotsky (1930/2001). Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, pautada nas contribuições de Bardin (2010), objetivando entender as principais implicações provocadas pela implantação dessa política pública educacional. Como resultados principais revelados por meio da pesquisa, constatou-se que as maiores demandas para a melhoria da qualidade do Ensino Médio em Tempo Integral e Integrado em Minas Gerais são: a) investimento na formação continuada dos professores; b) oferta de um projeto efetivo de Educação Integral e Integrada; c) maior aproveitamento do espaço-tempo das atividades pedagógicas; d) diversificação dos recursos pedagógicos e, ainda, e) maior diálogo com as demandas dos jovens. Desse modo, concluiu-se que a implementação do Tempo Integral na escola se deu, simplesmente, pela ampliação da carga horária, sem promover, efetivamente, uma Educação Integral, acarretando, assim, com que os jovens alunos atendidos na escola frequentassem um Ensino Médio com carga horária extensa, porém pobre pedagógica e estruturalmente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectReformapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicas -- Educação -- Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherReforma do ensino -- Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEnsino médio -- Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherJuventudept_BR
dc.titleO novo ensino médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: um estudo da implementação do tempo integral e integradopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.