Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35498
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de química por meio de metodologias ativas no contexto dos polímeros e agrotóxicos
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching through active methodologies in the context of polymers and pesticides
Autor(es): Giordana Aparecida de Souza Faria
Primeiro Orientador: Nilma Soares da Silva
Primeiro membro da banca : Gilmar Pereira de Souza
Segundo membro da banca: Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus
Resumo: A cada elaboração de planejamentos, a busca por estratégias de ensino que envolvam os estudantes é um desafio constante para nós docentes. A era da informação revolucionou a forma como as relações são estabelecidas, bem como a maneira e a velocidade em que a informação se propaga. Os impactos dessas mudanças, por conseguinte, chegaram às salas de aula. A necessidade de envolvermos o estudante no processo de construção do conhecimento se tornou cada vez mais urgente frente às demandas manifestadas no ambiente escolar. Diante disso, essa pesquisa busca responder às seguintes problematizações: quais as contribuições das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio da rede pública? O workshop pode contribuir nesse processo como meio de sistematização e divulgação do conhecimento? Para tanto, foi realizado um estudo sobre aprendizagem ativa, metodologias ativas, a contextualização no ensino da química e o papel do professor nessa conjuntura. Foi também elaborado, desenvolvido e analisado um conjunto de atividades denominado recurso educacional, utilizando metodologias ativas no ensino da química aplicadas ao contexto dos agrotóxicos e polímeros, que incluiu o workshop como atividade de sistematização e divulgação do conhecimento. Uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Belo Horizonte foi escolhida para o desenvolvimento desse material. Esse recurso educacional é constituído por 11 atividades que abordam estratégias de ensino como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido. Os dados obtidos durante o desenvolvimento das atividades foram construídos por meio da filmagem das aulas, da coleta das produções dos estudantes, das respostas ao questionário de avaliação final e posteriormente analisados. Os resultados apresentados na reflexão realizada apontam para os efeitos da utilização das metodologias ativas no ensino da química, e para a análise dos aspectos da aprendizagem ativa na sala de aula, como o papel protagonista do estudante, o seu envolvimento direto, a sua participação e o seu papel reflexivo nas atividades, assim como a aprendizagem significativa e a interferência do professor. Entre os resultados obtidos destacam-se o maior envolvimento dos estudantes no júri simulado, no workshop, assim como na atividade prática de montagem dos modelos, as quais têm em comum a proposta de desafios para os estudantes. Sobre o uso da metodologia tradicional e da metodologia ativa nas atividades, os estudantes foram questionados e optaram, justificando suas preferências, pela metodologia ativa.
Abstract: With each planning elaboration, the search for teaching strategies that involve students is a constant challenge for us teachers. The information age has revolutionized the way relationships are established, as well as the way and speed with which information spreads. The impacts of these changes, therefore, reached the classrooms. The need to involve the student in the process of building knowledge has become increasingly urgent in the face of the demands expressed in the school environment. In light of this, this research seeks to answer the following questions: can the use of active methodologies for teaching chemistry in public high school enable greater student involvement in the teaching-learning process? Can the workshop contribute to this process as a means of systematizing and disseminating knowledge? To this end, a study was done on active learning, active methodologies, contextualization in the teaching of chemistry and the role of the teacher in this context. A set of activities was also elaborated, developed and analyzed, called educational resource, using active methodologies in the teaching of chemistry, applied in the context of Pesticides and Polymers, which included the workshop as an activity of systematization and dissemination of knowledge. A state school located in the city of Belo Horizonte was chosen to develop this material. This educational resource consists of 11 activities that address teaching strategies such as an inverted classroom, project-based learning and hybrid teaching. The data obtained during the development of the activities were constructed through the filming of the classes, the collection of the students' productions, the responses to the final evaluation questionnaire and subsequently analyzed. The results presented in the reflection made point to the effects of using active methodologies in teaching chemistry and analyzing aspects of active learning in the classroom as the protagonist role of the student, his direct involvement, his participation and his reflective role in activities, as well as meaningful learning and teacher interference. Among the results obtained, we highlight the greater involvement of students in the simulated jury, in the workshop, as well as in the practical activity of assembling the models, which have in common the proposal of challenges for students. About the use of the traditional methodology and the active methodology in the activities, the students were questioned and chose and justified their preference for the active methodology.
Assunto: Educação
Química - Estudo e ensino
Química - Métodos de ensino
Polímeros - Estudo e ensino (Ensino médio)
Produtos químicos agrícolas - Estudo e ensino (Ensino médio)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35498
Data do documento: 27-Jan-2021
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