Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Laura Magalhães Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5671580360415081pt_BR
dc.contributor.referee1Ivete Maria Baraldipt_BR
dc.contributor.referee2Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.contributor.referee3Lia Machado Fiuza Fialhopt_BR
dc.contributor.referee4Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeidapt_BR
dc.creatorLuiza Santos Pontellopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723484958143302pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T13:56:13Z-
dc.date.available2021-03-30T13:56:13Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35499-
dc.description.abstractThe objective of the present work was to examine actions for orientation / training of mathematics teachers developed through Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário - CADES, in Ceará, from 1953 to 1964, as well as the role of Lauro de Oliveira Lima in that context, under the perspective of the history of mathematics education. This research comprises the Mapping of Training and Performance of Teachers who teach / taught mathematics in Brazil, conducted by the research group Oral History and Mathematics Education, GHOEM and employed methodology based on cultural history and oral history. The work consisted in interviewing seven people, including teachers, students and witnesses to the actions investigated, as well as researching information published by newspapers in Ceará, such as O Nordeste, Gazeta de Notícias, Correio do Ceará and Ipu em Jornal. Some records found in archives, as well as textualizations of interviews archived in the Hemera digital platform were also used as sources. Through the interconnection of all such sources, we reconstructed the trajectory of CADES in Ceará, and found that it displayed aspects that differed from other known CADES experiences. This specificity resulted from the coordination of Lauro de Oliveira Lima and consequent application of the psychogenetic method in the courses. As result, the education provided by CADES in Ceará had a significant impact on mathematics teachers and students, influencing their knowledge and practices, which was evidenced by accounts about the use of different teaching methodologies, especially for mathematics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere no campo de investigação da História da Educação Matemática e teve por objetivo compreender as ações de orientação/formação de professores de Matemática desenvolvidas pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, Cades, no Ceará, de 1953 a 1964, juntamente com o papel desempenhado por Lauro de Oliveira Lima nesse contexto. Com o aporte metodológico da História Cultural e da História Oral, a pesquisa compõe o Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que Ensinam/Ensinaram Matemática no Brasil, empreendido pelo grupo de pesquisa História Oral e Educação Matemática, Ghoem. Foram realizadas entrevistas com sete pessoas, entre professores, alunos e testemunhas das ações investigadas, aliadas à busca de informações em jornais cearenses, como O Nordeste, Gazeta de Notícias, Correio do Ceará e Ipu em Jornal. Igualmente constituíram fontes para esta tese alguns achados em arquivos, bem como textualizações de entrevistas arquivadas na plataforma digital Hemera. Construímos uma narrativa da trajetória da Cades no Ceará a partir do entrecruzamento dessas fontes. Como resultado, compreendemos que a Cades, no Ceará, apresentou aspectos diferenciados de outras Cades que conhecemos; que essa singularidade é devida à coordenação de Lauro de Oliveira Lima e à consequente aplicação do Método Psicogenético nos cursos; e que a formação pela Cades no Ceará teve impactos considerados positivos pelos professores e alunos-mestres de Matemática, influenciando seus saberes e práticas, o que foi evidenciado nos relatos sobre o uso de metodologias diferenciadas para o ensino, especialmente de Matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da formação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectMétodo psicogenéticopt_BR
dc.subject.otherLima, Lauro de Oliveira, 1921-2013pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - História - Cearápt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensino - História - Cearápt_BR
dc.subject.otherHistoria oralpt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemática - Formação - História - Cearápt_BR
dc.titleA Cades no Ceará: Lauro de Oliveira Lima e a formação de professores de Matemática (1953 - 1964)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Cades no Ceara.pdfTese de doutorado7.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.