Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35510
Type: Dissertação
Title: Comportamento informacional de alunos do ensino médio integrado : um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Other Titles: Information behavior of integrated high school students : a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão
Authors: Keyse Rodrigo Fonseca Silva
First Advisor: Carlos Alberto Ávila Araújo
First Referee: Tatiane Krempser Gandra
Second Referee: Eliane Cristina de Freitas Rocha
Abstract: O Ensino Médio Integrado é baseado em um currículo escolar que, ao passo que desenvolve os conteúdos da etapa concludente da educação básica, proporciona, também, formação profissional aos alunos por meio de um curso técnico. Os conteúdos da formação geral e profissional são desenvolvidos em uma relação orgânica, não se tratando de mero acréscimo e/ou sobreposição de conteúdo. Ao ingressar no Ensino Médio Integrado o aluno é levado a refletir sobre seu projeto de vida, que envolve questões relacionadas aos estudos e ao trabalho. Considera-se que a abordagem de comportamento informacional oferece oportunidades de análise que demonstram como a relação do sujeito com a informação ocorre em um ambiente da educação profissional. Deste modo, a pesquisa buscou compreender o comportamento informacional de alunos do ensino médio integrado, verificando como ele se configura. O ambiente empírico da pesquisa foi o Campus São Luís – Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou entrevista semiestruturada com quatorze alunos de quatro cursos integrados de diferentes eixos tecnológicos e observação não-participante para análise da biblioteca. Os dados foram sistematizados através de análise de conteúdo e analisados de acordo com embasamento teórico da pesquisa. O comportamento informacional dos alunos foi analisado em quatro categorias: fontes de informação, biblioteca, práticas de estudo e comportamento informacional em situações específicas. Os resultados indicam que o comportamento informacional dos alunos sofrem forte influência do processo de mediação desenvolvido em sala de aula. Identificou-se aspectos relacionadas aos docentes, livros e internet. No que se refere à biblioteca, percebeu-se que consolidar uma concepção de biblioteca como espaço dinâmico e integrado ao currículo escolar requer ações específicas nesta direção, além dos serviços tradicionais. A preferência dos alunos por práticas de estudo individuais está relacionada com dificuldades de desenvolvimento de estudo em grupo e, não necessariamente, pelas características das diferentes práticas de estudo. Identificou-se que a avaliação escolar é um fator motivador para o comportamento informacional, mas que o uso da informação dele decorrente não necessariamente resulta em experiências transformadoras para os sujeitos
Abstract: Integrated High School is based on a school curriculum that, while developing the contents of the concluding stage of basic education, also provides professional training to students through a technical course. The contents of general and professional training are developed in an organic relationship, not just adding and / or overlapping content. Upon entering Integrated High School, students are led to reflect on their life project, which involves issues related to studies and work. It is considered that the information behavior approach offers opportunities for analysis that demonstrate how the subject's relationship with information occurs in a professional education environment. Thus, the research sought to understand the information behavior of integrated high school students, verifying how they are configured. The empirical environment of the research was the Campus São Luís - Monte Castelo of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão. It is a qualitative research that used semi-structured interviews with fourteen students from four integrated courses of different technological axes and non-participant observation for analysis of the library. The data were systematized through content analysis and analyzed according to the theoretical basis of the research. The students' information behavior were analyzed in four categories: information sources, library, study practices and information behavior in specific situations. The results indicate that students' information behavior are strongly influenced by the mediation process developed in the classroom. Information practices related to teachers, books and the internet were identified. With regard to the library, it was noticed that consolidating a concept of library as a dynamic space and integrated into the school curriculum requires specific actions in this direction, in addition to traditional services. The students' preference for individual study practices is related to difficulties in developing group studies and, not necessarily, to the characteristics of different study practices. It was identified that the school evaluation is a motivating factor for the information behavior, but that the use of the information resulting from it does not necessarily result in transformative experiences for the subjects.
Subject: Ciência da informação
Educação
Comportamento informacional
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35510
Issue Date: 8-Sep-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comportamento informacional de alunos do Ensino Médio Integrado.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons