Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051730003649059pt_BR
dc.contributor.referee1Clarice Salete Traversinipt_BR
dc.contributor.referee2Levindo Diniz Carvalhopt_BR
dc.creatorPollyanna Regina Batista de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6323101284001094pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-05T13:46:03Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35535-
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of a master's research that analyzed a city curriculum configured by the round-trip routes of a group of 37 children between 6 and 10 years of age from the Integrated School, an exclusive policy of integral education in the city of Belo Horizonte / MG. These routes refer to the displacement these children made from the school in which the program is organized to an extra-school space where some activities take place - which makes these children have contact with the city. The research was based on post-critical curriculum theory, particularly on the contributions of cultural studies, which assumes that it is possible to create meanings for different objects in the world, such as a city. In addition, Michel Foucault's studies were used to understand the production of subjects in contemporary times, taking into account the elements that constitute the device of childishness that characterize child subjects. In this direction, the general objective of this research was to show how this curriculum in the city provoked the children investigated and made possible different situations in which they positioned themselves as subjects of various types through different identities. Such positions articulate gender, generation, work, morality, citizenship and, also, physical spaces close to this curriculum that are related to social class. For the production of research information, direct observation was used as a methodological procedure, which is one of the elements of educational ethnography. The information was recorded in a field diary and the analyzes carried out from the perspective of Foucault's discourse analysis. With this, the results found show how a city's curriculum has countless possibilities, since it is composed of elements that are incorporated into discourses of different orders and insert people in the most different power relations. One of the discourses that presented themselves in a more accentuated way during the analysis was the school discourse that marked children and monitors, placing them in the position of students and teachers, even in a practice that takes place in a non-school space. As the city's curriculum is multiple, it was also possible to notice that the children were bursting with news in a territory whose characteristics were the neighborhood, the commerce and the dynamics of circulation known to this group.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que analisou um currículo da cidade configurado pelos trajetos de ida e de volta de um grupo de 37 crianças entre 6 e 10 anos de idade da Escola Integrada, política exclusiva de educação integral da cidade de Belo Horizonte/MG. Esses trajetos se referem ao deslocamento que essas crianças fizeram da escola na qual o programa é organizado até um espaço extraescolar onde acontecem algumas atividades - o que faz com que essas crianças tenham contato com a cidade. A pesquisa fundamentou-se na teoria curricular pós-crítica, particularmente nas contribuições dos estudos culturais, que parte do pressuposto de que é possível criar sentidos para os diferentes objetos do mundo, como uma cidade. Além disso, utilizou-se os estudos de Michel Foucault para compreender a produção dos sujeitos na contemporaneidade, levando em consideração os elementos que constituem o dispositivo da infantilidade que marcam os sujeitos-infantis. Nessa direção, o objetivo geral desta pesquisa foi o de mostrar como esse currículo da cidade provocou as crianças investigadas e possibilitou diferentes situações em que elas se posicionaram como sujeitos de variados tipos mediante diversas marcações identitárias. Tais posições articulam gênero, geração, trabalho, moralidade, cidadania e, também, espaços físicos próximos a esse currículo que se relacionam à classe social. Para a produção das informações da pesquisa utilizou-se como procedimento metodológico a observação direta, que é um dos elementos da etnografia educacional. O registro das informações foi feito em diário de campo e as análises realizadas sob a perspectiva da análise de discurso foucaultiana. Com isso, os resultados encontrados evidenciam como um currículo da cidade possui incontáveis possibilidades, já que ele é composto por elementos que se incorporam a discursos de diferentes ordens e inserem as pessoas nas mais diferentes relações de poder. Um dos discursos que se apresentaram de forma mais acentuada durante a análise foi o discurso escolar que marcava crianças e monitores/as, colocando-os/as em posição de alunos/as e docentes, mesmo em uma prática que se dá em espaço não escolar. Como o currículo da cidade é múltiplo, também foi possível perceber que as crianças irrompiam de novidades um território que tinha como características a vizinhança, o comércio e as dinâmicas de circulação conhecidas desse grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCurrículo da cidadept_BR
dc.subjectDiscurso escolarpt_BR
dc.subjectDispositivo da infantilidadept_BR
dc.subjectModos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEtnografia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação integral - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças - Currículopt_BR
dc.subject.otherCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.otherEtnografiapt_BR
dc.subject.otherInfantilidadept_BR
dc.titleO currículo da cidade e os modos de subjetivação de crianças em uma experiência de educação integralpt_BR
dc.title.alternativeThe city curriculum and children's subjectivation modes in an integral education experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2021-12-15-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4628-7214pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.