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dc.contributor.advisor1Miguel José Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850054109186608pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Rafaella Cardoso Ribeiropt_BR
dc.creatorMarta do Rosário Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6496626213035155pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-06T11:54:04Z-
dc.date.available2021-04-06T11:54:04Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35555-
dc.description.resumoNa literatura diversos trabalhos alertam para a necessidade de mudar as metodologias de ensino de biologia nas escolas públicas brasileiras. As novas metodologias de ensino propostas colocam o estudante em uma posição ativa, ou seja, como protagonista no processo do ensino-aprendizagem. A principal mudança observada nas metodologias ativas para o ensino de biologia consiste na condução do estudante na construção do conhecimento e, portanto abandone hábitos de memorizar conteúdos para realização de provas. A construção do conhecimento é possível a partir do momento em que o estudante é estimulado a pensar criticamente sobre determinada situação problema. Nessa perspectiva, o ensino por investigação tem mostrado ser apropriado para desenvolver tal habilidade nos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática, com viés investigativo, do conteúdo de sistema digestório e produzir um modelo morfofuncional para ser utilizado nas aulas de ciências e de biologia da escola. O trabalho foi desenvolvido com aproximadamente 50 alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola pública em Belo Horizonte. A atividade consistiu em 9 etapas: na 1ª etapa, os estudantes responderam um questionário diagnóstico com o intuito de identificar os conhecimentos prévios a respeito do conteúdo a ser trabalhado. Já na 2ª etapa, os discentes foram desafiados a elaborar hipóteses sobre o conteúdo de sistema digestório, e eles realizaram levantamentos de hipóteses para responder tais questionamentos. Na 3ª etapa, os alunos efetuaram a revisão bibliográfica em casa acerca do conteúdo. Na 4ª etapa, ocorreu uma discussão do conteúdo entre os discentes e a professora em sala de aula. Na 5ª etapa, os alunos assistiram dois vídeos que abordavam o conteúdo do sistema digestório. Na 6ª etapa, os discentes executaram diversos experimentos no laboratório de ciências da escola. Já na 7ª etapa, os estudantes vivenciaram a modelização, construindo os órgãos do sistema digestório para montar o modelo morfofuncional. Na 8ª etapa, os alunos montaram os modelos e os apresentaram na feira de ciências da escola. Na 9ª e última etapa, os estudantes propuseram correções para os modelos e responderam ao questionário final. Com os resultados e observando toda a aplicação da sequência didática foi possível realizar uma análise quantitativa e qualitativa. Com o ganho percentual normalizado verificou-se os tópicos que os estudantes tiveram uma aprendizagem significativa. Por meio das nuvens de palavras foi possível identificar a relevância das atividades propostas para os discentes. Embora haja a necessidade de estudos adicionais, conclui-se que as sequências didáticas contribuíram significativamente para estimular os estudantes a pensar criticamente em determinados conceitos biológicos. Além disso, elas foram relevantes para os estudantes inferir e analisarem resultados, fazerem analogias e proporem conclusão para alguns experimentos. Assim as sequências didáticas se mostraram promissora no processo de ensino aprendizagem para os alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola pública de Belo Horizonte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema digestóriopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectMétodo científicopt_BR
dc.subject.otherEnsino - biologiapt_BR
dc.subject.otherSistema digestóriopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleSistema digestório como modelo para a construção do conhecimento através do método cientificopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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