Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35563
Type: Dissertação
Title: Flores-ser na profissão: a construção da profissionalidade docente de professoras aposentadas
Other Titles: Being-flowers in the profession: the construction of the teaching professionalism of retired female teachers
Authors: Ariadne Cristiane Fantoni Silva
First Advisor: Carmem Lúcia Eiterer
First Co-advisor: Maria Cristina da Silva
First Referee: Carmem Lúcia Eiterer
Second Referee: Maria Cristina da Silva
Third Referee: Nair Aparecida Rodrigues Pires
metadata.dc.contributor.referee4: Cláudia Starling Bosco
metadata.dc.contributor.referee5: Ludimila Corrêa Bastos
Abstract: De natureza qualitativa, a pesquisa reconhece a professora como protagonista, detentora e construtora de saberes e de sua profissionalidade. O objetivo é discutir a construção da profissionalidade de professoras aposentadas das séries iniciais do Ensino Fundamental, que ingressaram na década de 1980 na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH), a partir de suas narrativas. Neste estudo, entende-se que as professoras aposentadas ao narrarem suas trajetórias profissionais apontam elementos dos modos de ser, estar e saber-fazer na profissão docente, que implicam na construção de suas profissionalidades. Essas histórias profissionais foram coletadas por meio de entrevistas narrativas (SCHÜTZE, 2014) gravadas durante os encontros individuais com cinco professoras aposentadas. As entrevistas narrativas foram analisadas pelo procedimento de “análise compreensiva-interpretativa” (SOUZA, 2014). Esta pesquisa se situa no campo teórico-metodológico da pesquisa narrativa que reconhece o potencial das narrativas como método e fonte de conhecimento. Fundamenta-se no referencial teórico de Bruner (1991) e Benjamin (1994); para as questões relacionadas à profissionalidade selecionamos Sacristán (1995) e Roldão (2005, 2007); sobre o trabalho docente encontramos Tardif e Lessard (2007) e para os saberes docentes utilizamos Nóvoa (1995), Tardif (2002) e Gauthier (2013). As narrativas evidenciaram as percepções das professoras sobre o contínuo processo de aprendizagem da/na/para a docência, revelando em suas memórias, as referências pessoais, afetivas e formativas que tiveram na vida: a família, a escola enquanto estudante, os (as) professores (as) “modelo”, a formação inicial e continuada, as interações com alunos, as trocas com os colegas de trabalho e nas diversas experiências profissionais. Essas dimensões, atreladas, compõem o saber-ensinar, o saber-fazer, o saber-ser e o saber-estar na profissão e que constituem uma verdadeira história coletiva da profissionalidade docente. A pesquisa propõe como produto final um registro digital por meio do e-book que possibilita compartilhar aspectos relativos ao conhecimento sobre como as professoras aposentadas compreendem os eventos de suas trajetórias profissionais, relacionando-os ao processo de construção da profissionalidade.
Abstract: Of a qualitative nature, the research recognizes the teacher as a protagonist, holder and builder of knowledge and its professionalism. The objective is to discuss the construction of the professionalism of retired teachers from the initial grades of elementary school, who joined the Municipal Education Network of Belo Horizonte (RME/BH) in the 1980s, based on their narratives. In this study, it is understood that retired teachers, when narrating their professional trajectories, point out elements of the ways of being, being and know-how in the teaching profession, which imply in the construction of their professionalities. These professional stories were collected through narrative interviews (SCHÜTZE, 2014) recorded during individual meetings with five retired teachers. The narrative interviews were analyzed using the "comprehensive-interpretative analysis" procedure (SOUZA, 2014). This research is situated in the theoretical-methodological field of narrative research that recognizes the potential of narratives as a method and source of knowledge. It is based on the theoretical reference of Bruner (1991) and Benjamin (1994); for questions related to professionalism we selected Sacristán (1995) and Roldão (2005,2007); on the teaching work we found Tardif and Lessard (2007) and for the teaching knowledge we used Nóvoa (1995), Tardif (2002) and Gauthier (2013). The narratives highlighted the teachers' perceptions of the continuous learning process of the teacher, revealing in their memories the personal, affective and formative references they had in life: the family, the school as a student, the "model" teachers; initial and continuing formation, interactions with students, exchanges with co-workers and in the various professional experiences. These dimensions, linked, make up the knowledge-teaching, the know-how, the knowledge-being and the know-how in the profession and which constitute a true collective history of the teaching profession. The research proposes as a final product a digital record through the e-book that makes it possible to share aspects related to the knowledge about how retired teachers understand the events of their professional trajectories, relating them to the process of building professionalism.
Subject: Professoras -- Narrativas pessoais
Professoras -- Experiência
Aposentados -- Narrativas pessoais
Professoras -- Formação
Didática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35563
Issue Date: 15-Jan-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.