Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35573
Tipo: | Dissertação |
Título: | Três mulheres sob três visões: personagem feminina e ponto de vista em três contos de Guimarães Rosa |
Autor(es): | Júlia Soares Fernandes Matoso |
primer Tutor: | Claudia Campos Soares |
primer miembro del tribunal : | Márcia Regina Jaschke Machado |
Segundo miembro del tribunal: | Cleusa Rios Pinheiro Passos |
Resumen: | Este trabalho se propôs a analisar três personagens femininas de três contos de Guimarães Rosa: Flausina, de “Esses Lopes” e Senhora/Sinhá, de “Sinhá Secada”, ambos de Tutameia; e Mula-Marmela, de “A benfazeja”, conto de Primeiras estórias. Consideramos, neste estudo: a posição social da mulher na estrutura social do sertão de Guimarães Rosa, a constituição das personagens estudadas enquanto personagens modernas e a forma como suas especificidades são construídas pelo narrador de cada conto. Fundamentamos a noção de Modernidade em estudos como os de Hall (2011), Bradbury & McFarlane (1989), Hollington (1989), McFarlane (1989), Candido (1976), Barbosa (1990) e Moreira (2012). Para o estudo da estrutura social do sertão de Guimarães Rosa, tivemos o auxílio de estudos como os de Gilberto Freyre (1987), Antonio Candido (1951), bem como da crítica rosiana que discutiu o assunto, como os de Luiz Roncari e Walnice Nogueira Galvão. Para o estudo das personagens femininas, foram de muito auxílio os estudos críticos sobre os contos estudados, principalmente, o de Cleusa Rios. P. Passos (2000). |
Abstract: | This work proposed the alalisys of three female characters from three tales of Guimarães Rosa: Flausina, from “Esses Lopes” and Senhora/Sinhá, from “Sinhá Secada”, both from Tutaméia; and Mula-Marmela, from “A benfazeja”, tale from Primeiras estórias. In this study we consider: the woman’s social position in the social structure of the sertão of Guimarães Rosa, the characters constitution while they are studied as modern characters, and the way how their specificities are built by the narrator in each tale. We fundament the notion of Modernity on investigations like Hall (2011), Bradbury & McFarlane (1989), Hollington (1989), McFarlane (1989), Candido (1976), Barbosa (1990) and Moreira (2012). For the study of the social structure of the sertão of Guimarães Rosa, we had the aid of investigations like Gilberto Freyre (1987), Antonio Candido (1951), as well as the rosian critic which discusses the subject, like the ones from Luiz Roncari e Walnice Nogueira Galvão. For the female characters study, the critical analisys about the covered tales were very helpful, mainly, the one from Cleusa Rios. P. Passos (2000). |
Asunto: | Rosa, João Guimarães, 1908-1967. – Esses Lopes – Crítica e interpretação Rosa, João Guimarães, 1908-1967. – Sinhá Secada – Crítica e interpretação Rosa, João Guimarães, 1908-1967. – Benfazeja – Crítica e interpretação Contos brasileiros – História e crítica Mulheres na literatura Modernidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35573 |
Fecha del documento: | 27-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Júlia Soares Fernandes Matoso.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons