Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35584
Type: Tese
Title: Pensar o governo : o éthos filosófico como prática de liberdade na crítica do presente em Foucault
Authors: Helrison Silva Costa
First Advisor: Helton Machado Adverse
First Referee: Helton Machado Adverse
Second Referee: Guilherme Castelo Branco
Third Referee: Marco Antônio Sousa Alves
metadata.dc.contributor.referee4: Daniel Verginelli Galantin
metadata.dc.contributor.referee5: André Constantino Yazbek
Abstract: Quando se analisa os problemas colocados pela questão do governo na genealogia de Michel Foucault, desde 1978, é possível discernir uma estreita relação entre atitude crítica e parresia em seus estudos. Considerando que parresia e atitude crítica se constituem como éthos filosófico na história da governamentalidade, lá onde se articulam governo de si e dos outros, qual vínculo pode haver entre o éthos crítico e o éthos parresiástico e como ele se estabelece? Levantamos a hipótese de que esse vínculo se dá na produção de práticas de liberdade e por isso se coaduna ao projeto foucaultiano de uma crítica da verdade e do poder como “ontologia do presente”. Assim, levantamos a seguinte questão: como a crítica foucaultiana pode se realizar como prática histórico-filosófica ativada pelo éthos crítico e o éthos parresiástico? Nosso trabalho consiste, portanto, em examinar a atitude crítica e a parresia na tentativa de compreender de que maneira a atividade filosófica pode ser pensada como uma prática que interroga o próprio momento em que se vive. Ao nosso ver, isso possibilita melhor compreender a concepção de filosofia e de política nos últimos trabalhos do autor, junto à “problematização” do governo e das práticas de liberdade.
Abstract: When we analyze the problems placed by the issue of government in the genealogy of Michel Foucault since 1978, it is possible to perceive a close relationship between critical attitude and parrhesia in the author's last studies. Considering that parrhesia and critical attitude are constituted as philosophical éthos in the history of governmentality, at the point where is intersect and articulate government of self and others, what link there may be between these two éthos and how it is established? We assume that this bond arises in the production of freedom practices and, therefore, is in line with the foucauldian philosophical project of a critique of truth and power that take places as "ontology of the present". Thus, we may ask: how can foucauldian criticism be performed as a historical-philosophical practice activated by the critical éthos and the parrhesiastic éthos? Our work therefore consist in examining the critical attitude and parrhesia trying to understand how the critical éthos and the parrhesiastic éthos help the autor to think philosophical activity as a practice that interrogates the current moment in which we live. Thus, we can better understand the conception of philosophy and politics that appears in the author, linked to the “problematization” of government and freedom practices.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35584
Issue Date: 5-Mar-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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