Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cynthia Greive Veigapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700231363310293pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Roberto Jamil Curypt_BR
dc.contributor.referee2Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.creatorJoão Victor Jesus Oliveira Nogueirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486207457333664pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T13:30:51Z-
dc.date.available2021-04-08T13:30:51Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35588-
dc.description.abstractAt this research we investigate the catholic and liberal matrices of moral education that were part of the renewed education debates in the 1920’s and 1930’s. The goal is analyzing the arguments showed by both groups, beyond identifying it’s similarities and differences.. For this study, we selected autors and works which are references in the context. So, for the catholic case, we pinch Debates Pedagógicos (1931), by Alceu Amoroso Lima; A Escola Nova (1932), by Jonathas Serrano and A Pedagogia do Catecismo (1938), by Pe. Álvaro Negromonte. For the liberal group, we took A Educação Moral e a Educação Econômica (1928), by Antônio Sampaio Dória; Introdução ao Estudo da Escola Nova (1930), by Lourenço Filho, and, Novos Caminhos e Novos Fins, by Fernando de Azevedo. Beyond this works, taken as sources, we investigated Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932, legistaltions and articles of Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. The sources anlysis was made through the Cornelius Castoriadis’ conceptual field, specifically the formulations around the concept of ideology, beyond studys related to moral education, more specifically in classic authors such as Émile Durkheim and John Dewey. Other studies made in the history and educational history fields were used, such as Carlos Monarcha, Marta Carvalho, Carlos Roberto Jamil Cury, Luiz Antônio Cunha, Nancy Stepan, Cynthia Greive Veiga, Alípio Casali, Oscar Lustosa, and others. The dissertation is organized in two chapters; at the first one, we investigated the debates between the educators of the catholic group, and its emphasis in the proposal of a moral education characterized by contemplative and transcendent points. Despite we took them as a group, there were differences between them related to dogmatism aspect. The second chapter deals with the liberal educators’ groups’ propositions, who advocated a moral education based on an immanent idea of duty, having as a point of divergence not only a certain dogmatism regarding the moral education methodology, but also the educational politics point of view.. As conclusion of the research we can claim that the preposition of catholic and liberal moral education proposals means, with the parcial presence of both matrices at the institucionallized scope of State and its’ legislations, a coexistence possible by the conformist character of both, which also means a ban on the possibility of imagining the society’s.moralization through another group matrices and in an autonomous way.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos as matrizes católica e liberal presentes na elaboração de propostas de educação moral no contexto dos debates educacionais de renovação pedagógica das décadas de 1920 e 1930. O objetivo é analisar os argumentos apresentados por ambos os grupos, além de identificar as suas aproximações e diferenças. Para esse estudo, foram selecionados autores e obras de referência para a temática no contexto. No caso do grupo católico, tomou-se para análise Debates Pedagógicos (1931), de Alceu Amoroso Lima; A Escola Nova (1932), de Jonathas Serrano e A Pedagogia do Catecismo (1938), do Pe. Álvaro Negromonte; do grupo dos liberais, selecionamos A Educação Moral e a Educação Econômica (1928), de Antônio Sampaio Dória; Introdução ao Estudo da Escola Nova (1930), de Lourenço Filho, e, Novos Caminhos e Novos Fins de Fernando de Azevedo. Além dessas obras, tomadas como fonte, investigou-se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, legislação, e artigos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. A análise das fontes se fez em diálogo com o campo conceitual de Cornelius Castoriadis, especificamente as formulações quanto ao conceito de ideologia, além de estudos teóricos relacionados a educação moral, mais especificamente autores clássicos como Émile Durkheim e John Dewey. Outros estudos realizados nos campos da história e da história da educação foram utilizados, como os de Carlos Monarcha, Marta Carvalho, Carlos Roberto Jamil Cury, Luiz Antônio Cunha, Nancy Stepan, Cynthia Greive Veiga, Alípio Casali, Oscar Lustosa, entre outros. A dissertação se organiza em dois capítulos, no primeiro investigamos os debates do grupo de educadores católicos, e sua ênfase na proposição de uma educação moral marcada por um sentido contemplativo e transcendente. Embora tomado como grupo, havia diferenças entre eles no aspecto do dogmatismo. O segundo capítulo trata das proposições do grupo de educadores liberais, que defendiam uma educação moral baseada em uma ideia imanente de dever, tendo como ponto de divergência não apenas certo dogmatismo quanto à metodologia para a educação moral, como também nas posições político-educacionais. A título de conclusão podemos afirmar que a anteposição das matrizes católicas e liberais expressam, com a presença parcial das duas matrizes no âmbito institucionalizado do Estado e das legislações, uma coexistência só possível dado o caráter conformista de ambas, o que significava um interdito à possibilidade de se imaginar uma sociedade moralizada pelas matrizes de outros grupos sociais e de modo autônomo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectCatólicospt_BR
dc.subjectLiberaispt_BR
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Históriapt_BR
dc.subject.otherEducação moral - Históriapt_BR
dc.subject.otherEducação cristã - Históriapt_BR
dc.subject.otherCatólicos - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherLiberalismo - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherIdeologia - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherIgreja e educaçãopt_BR
dc.titleEducação moral: um estudo sobre as disputas entre educadores católicos e liberais nas décadas de 1920 e 1930pt_BR
dc.title.alternativeMoral education: a study about the disputes between catholics and liberals in the 1920's and 1930'spt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.