Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020354577253131pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Dias Lopespt_BR
dc.contributor.referee2Ana Júlia Lemos Alves Pedreirapt_BR
dc.creatorAndré Luiz de Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584512357385063pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T14:45:23Z-
dc.date.available2021-04-08T14:45:23Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35592-
dc.description.abstractGenetics is a branch of Biology focusing on the hereditary. Although the Genetics basis, as Mendel’s first law, for instance, is quite important for a comprehensive education, it is common to have students presenting difficulties on learning it. Thus, this work aimed to create a teaching sequence for High School students on Mendel’s first law and related issues, using inquiring and ludic activities. It was planned to use this teaching sequence on classes, but this was only partially done due the suspension of regular classes during the pandemic time. The teaching sequence has three moments: the first one introduces and contextualizes the subject; the second one is composed by activities on applied situations and related issues; and the third one brings an inquiring activity to teach the occurrence and implications of lethal alleles. The teaching sequence could be partially analyzed regarding the student’s participation during the classes it was used, observed by the teacher/researcher. Several of its aspects were compared with the literature and discussed using the researcher teaching experience. After that, the conclusion was that the developed teaching sequence using ludic and inquiring activities performed in group dynamic can help the teaching-learning process of Mendel’s laws and related issues and increases the student’s participation on learning.pt_BR
dc.description.resumoA genética é a área da Biologia que estuda a transmissão dos caracteres hereditários entre os seres vivos. Então, é preciso que os alunos compreendam os principais conteúdos relacionados a ela, como, por exemplo, a primeira lei de Mendel. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldade em aprender genética, pois consideram os conteúdos relacionados a ela complexos demais. Assim, este trabalho teve como objetivo construir e aplicar uma sequência didática (SD) sobre os principais assuntos relacionados à primeira lei de Mendel, para discentes do ensino médio, com o intuito de que eles compreendam esses conceitos e consigam aplicá-los na vida cotidiana. A SD foi dividida em três momentos: o primeiro tem o objetivo de introduzir e contextualizar o tema; o segundo é composto por atividades que permitem aos alunos colocar a teoria em prática; o terceiro apresenta uma atividade com viés investigativo, que possibilita ao aluno refletir, questionar, levantar hipóteses e testá-las, a fim de chegarem a uma solução para o problema apresentado. A análise da SD foi realizada baseando-se nos dados coletados a partir de sua aplicação e à luz da literatura pertinente ao tema. O comportamento e o envolvimento dos estudantes foram observados pelo pesquisador durante as atividades. Utilizou-se a abordagem qualitativa para analisar os dados coletados durante o desenvolvimento da SD. A partir da percepção do pesquisador de dados do desempenho em relação às atividades aplicadas e da bibliografia consultada, chegou-se à conclusão de que uma SD elaborada a partir de atividades lúdicas, investigativas e dinâmicas em grupo pode colaborar, de maneira considerável, com o processo de ensino-aprendizagem dos principais conteúdos relacionados às leis de Mendel.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectLeis de Mendelpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectViés investigativopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherMendel, lei dept_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleDesafio do ensino da 1ª lei de Mendel: uma proposta de construção desse conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) - versão final. - Cópia.pdfDissertação2.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons