Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudio Paixão Anastácio de Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966520652185410pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Eliane Pawlowski de Oliveira Araújopt_BR
dc.contributor.referee1Monica Erichsen Nassifpt_BR
dc.contributor.referee2Solange Missagia de Mattospt_BR
dc.creatorErika Campos Martins Fernandespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7154808581205215pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T19:18:29Z-
dc.date.available2021-04-08T19:18:29Z-
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35600-
dc.description.abstractThis study sought to identify and understand how the symbolic-affective elements are structured in the constitution of the individual identities of students involved in scientific initiation projects in higher education institutions. Specifically, it sought to understand how these elements influence the motivation of their behaviors during infocommunicational interactions, influencing information sharing activities, their autonomous knowledge building processes and the contributions of these elements to the establishment of identity bonds with the institution. The research, of an applied nature and qualitative approach, was developed based on an adaptation of the works of Mark and Pearson (2018) and Pearson and Marr (2007), which described twelve types of typological patterns based on the imaginary, and uses as techniques for data collection, a semi-structured interview and the drawing of a picture, followed by an interview about it. The research subjects are five undergraduate students of the Library Science course, who participated in scientific initiation activities within the Information and Imaginary Studies Bureau (GEDII), a research group based at the School of Informa-tion Science at the Federal University of Minas Gerais, between the years 2018 and 2019. From the results of the survey, it was possible to identify the typological profiles of the group's fellows, as well as the group itself. Based on this evaluation, it was possible to understand how the sharing of information, in scientific initiation projects, was influenced by the alignment of the informational needs of the scholarship holders with one of the patterns of structuring the imaginary proposed by the authors and, consequently, in a second movement, the alignment of the students. informational interests with the profile assigned to supervisors and the research group at the level of individual and group imaginary. Among other contributions of the study to the area of Information Science, it could be highlighted that, based on the understanding of the particular experience of the subjects involved in scientific initiation experiences, the methodology used allowed to elucidate part of the mechanisms underlying the complexity and the uniqueness both of the infocommunication interactions and of the emotional attachment involved in the knowledge building actions, as well as of the diversity of the motivations behind them.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou identificar e compreender como os elementos simbólico-afetivos se estruturam na constituição das identidades individuais de estudantes envolvidos em projetos de iniciação científica em instituições de ensino superior. Especificamente, buscou compreender como esses elementos influenciam na motivação de seus comportamentos, durante as interações infocomunicacionais, influenciando atividades de compartilhamento de informações, seus processos autônomos de construção de conhecimento, e as contribuições desses elementos para o estabelecimento de vínculos identitários com a instituição. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvida com base em uma adaptação das obras de Mark e Pearson (2018) e de Pearson e Marr (2007), que descreveram doze tipos de padrões tipológicos, baseados no imaginário, e utilizou como técnicas para a coleta de dados uma entrevista semiestruturada e a elaboração de um desenho, seguida de uma entrevista sobre ele. Teve como sujeitos de pesquisa cinco estudantes de graduação, do curso de Biblioteconomia, que participaram de atividades de iniciação científica junto ao Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII), grupo de pesquisa sediado na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os anos de 2018 e 2019. A partir dos resultados da pesquisa foi possível identificar os perfis tipológicos dos bolsistas do grupo, bem como o do próprio grupo GEDII. Baseado nessa avaliação, foi possível compreender como o compartilhamento da informação, em projetos de iniciação científica, foi influenciado pelo alinhamento das necessidades informacionais dos bolsistas a um dos padrões de estruturação do imaginário propostos pelas autoras e, consequentemente, num segundo movimento, o alinhamento dos interesses informacionais dos estudantes com o perfil atribuído aos orientadores e ao grupo de pesquisa, no nível dos imaginários individual e grupal. Entre outras contribuições do estudo, para a área da Ciência da Informação, pode-se destacar que, a partir da compreensão da experiência particular dos sujeitos envolvidos nas vivências de iniciação científica, a metodologia utilizada permitiu elucidar parte dos mecanismos subjacentes à complexidade e à singularidade, tanto das interações infocomunicacionais e da vinculação emocional, envolvidas nas ações de construção de conhecimento, quanto da diversidade das motivações por detrás delas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectInterações Infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectCompartilhamento de Informaçãopt_BR
dc.subjectConstrução de Conhecimentopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisapt_BR
dc.subject.otherCompetência em informaçãopt_BR
dc.subject.otherCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.otherComunicação na ciênciapt_BR
dc.titleIniciação científica na graduação: análise simbólica das interações infocomunicacionais na perspectiva da construção de conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeScientific initiation in graduation: symbolic analysis of infocommunication interactions from the perspective of knowledge constructionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iniciação científica na graduação análise simbólica das interações infocomunicacionais na perspectiva da construção do conhecimento.pdfIniciação científica na graduação: análise simbólica das interações infocomunicacionais na perspectiva da construção do conhecimento1.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons