Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35602
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dc.contributor.advisor1Renata Lúcia Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2642488704355833pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Ana Márcia Moreira Alvimpt_BR
dc.contributor.referee3Camila Soares Henrique Fontenele Garciapt_BR
dc.creatorPaulo Henrique Góes Pintopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232716498370782pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T19:39:53Z-
dc.date.available2021-04-08T19:39:53Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35602-
dc.description.abstractThe characterization of accessibility conditions represents a possibility for urban policies to be formulated and subsidized. This analysis allows cities to be evaluated in terms of their main function, which is to enable access to opportunities. Furthermore, in addition to a normative perspective, the importance of accessibility for shaping cities is also recognized in the literature, and its analysis has permeated theories in the past two centuries in order to explain the patterns of urban development. Although many authors have dedicated themselves to the study of accessibility and how transport and land use policies impact it, there are still few studies dealing with this theme regarding cities in the global south, which is problematic in view of the particularities observed in their urbanization process. Given this context, this thesis proposes a methodological approach to characterize the accessibility in the metropolitan area of Belo Horizonte, considering walking and car driving as the commute modes and taking into account the location of jobs in different sectors as well as the sociodemographic spatial structure. The results obtained highlight the importance of understanding the peculiarities of the work accessibility patterns in order to formulate urban policies, since these patterns may vary depending on the economic sectors analysed and the modes of transport considered, impacting differently the various socioeconomic strata. Finally, it is worth noting that the analysis carried out allows us to characterize the productive structure in the Belo Horizonte metropolitan area in the light of transport costs, which represents a phenomenological contribution in line with the existing effort to promote integrated policies for transport and land use.pt_BR
dc.description.resumoA caracterização das condições de acessibilidade se apresenta como uma possibilidade para subsidiar a formulação de políticas urbanas, uma vez que permite que as cidades sejam avaliadas quanto a sua função principal: possibilitar o acesso a oportunidades. Ademais, para além de uma perspectiva normativa, é amplamente reconhecida na literatura a importância das condições de acessibilidade para a conformação das cidades, tendo a sua análise permeado teorias formuladas nos últimos dois séculos com o objetivo de explicar os padrões de desenvolvimento urbano. Embora muitos autores tenham se dedicado ao estudo da acessibilidade e de como as políticas de transporte e uso do solo a impactam, ainda são escassos os trabalhos que tratam dessa temática para cidades do sul global, fato problemático diante das particularidades observadas em seus processos de urbanização. Diante desse contexto, nesta dissertação foi proposta uma abordagem metodológica para a caracterização da acessibilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, considerando as possibilidades de deslocamento pelos modos a pé e automóvel, a localização dos postos de trabalho nos diferentes setores econômicos e a estrutura espacial sociodemográfica. Os resultados obtidos evidenciam a importância da compreensão das particularidades dos padrões de acessibilidade aos postos de trabalho para a formulação de políticas urbanas, uma vez que estes padrões podem variar significativamente a depender dos setores econômicos e dos modos de transporte considerados, impactando de maneira distinta os indivíduos de diferentes estratos socioeconômicos. Por fim, cabe ressaltar que as análises realizadas permitiram caracterizar a estrutura produtiva na Região Metropolitana de Belo Horizonte à luz dos custos de transportes, o que representa uma contribuição fenomenológica alinhada ao esforço existente para a promoção de políticas integradas para o transporte e o uso do solo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEstrutura produtivapt_BR
dc.subjectDesigualdade socioespacialpt_BR
dc.subjectEstrutura urbanapt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte, Região Metropolitana de (MG)pt_BR
dc.subject.otherPolítica urbanapt_BR
dc.titleEstrutura produtiva, transporte e desigualdade : caracterização da acessibilidade ao trabalho na região metropolitana de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeProductive structure, transport and inequality : characterization of employment accessibility in the metropolitan area of Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6390-4475pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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