Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35614
Type: Monografia (especialização)
Title: Chapeuzinho vermelho: uma história e vários problemas para o 1º ano do ensino fundamental
Other Titles: Little red riding hood: a story and several problems for the 1st year of elementare school
Authors: Danielle Lúcia Maia
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
First Referee: Aliene Araújo Vilaça
Second Referee: Roselene Alves Amâncio
Third Referee: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: Este trabalho é composto de duas partes: um memorial e um plano de ação. A temática do plano de ação envolve a resolução de problemas e tem por objetivo verificar como trabalhar essa estratégia pedagógica de uma forma contextualizada, por meio da Literatura Infantil na busca pelo entendimento das operações de adição e subtração no 1º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência de tarefas contendo 14 problemas do campo aditivo. Antes de se iniciar a aplicação das tarefas foi realizada a contação da história da Chapeuzinho Vermelho, com o objetivo de contribuir na contextualização das tarefas, na alfabetização e no letramento. A análise dos resultados evidenciou certa facilidade dos estudantes em relação a problemas convencionais e dificuldade significativa com relação aos problemas não convencionais. Destaca-se especialmente, em todo o contexto, a importância do curso para a formação pedagógica e profissional da pesquisadora principal.
Abstract: This work consists of two parts: a memorial and an action plan. The action plan theme involves problem solving and aims to verify how to work this pedagogical strategy in a contextualized way, through Children's Literature in the search for understanding the addition and subtraction operations in the 1st year of Elementary School. Therefore, a sequence of tasks was developed containing 14 problems in the additive field. Before starting the application of the tasks, the story of the Little Red Riding Hood was carried out, with the aim of contributing to the contextualization of tasks, literacy and literacy. The analysis of the results showed a certain easiness of the students in relation to conventional problems and significant difficulty in relation to unconventional problems. In particular, the importance of the course for the pedagogical and professional training of the main researcher stands out especially in the whole context.
Subject: Educação matemática
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Literatura infantil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35614
Issue Date: 3-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.