Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35616
Type: Monografia (especialização)
Title: O mistério da obra roubada: uma estratégia pedagógica no ensino de frações para estudantes do 6º ano do ensino fundamental
Other Titles: The mystery of the stolen work of art: a pedagogical strategy in the teaching of fractions to students in the 6th year of elementary school.
Authors: Fernanda Avelino Ramos
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
First Referee: Denise Alves de Araújo
Second Referee: Roselene Alves Amâncio
Third Referee: Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: Essa monografia será apresentada em duas partes. Na primeira, me proponho a compartilhar com o leitor, em um memorial, as experiências escolares que marcaram minha vida, assim como as dificuldades, frustrações, alegrias e paixões que me guiavam entre o sonho e a realidade de me tornar professora. Busco enfocar a influência do meio e das pessoas na construção da minha identidade profissional. Estabeleço relações entre as fases mais marcantes da minha vida: primeiros anos escolares, Ensino Fundamental, Ensino Médio, formação acadêmica e especializações, entre elas, o curso de Residência Docente junto ao Centro Pedagógico da UFMG, no qual apresento este trabalho. Em cada fase, busco relacionar a prática com a teoria permeada pelos conflitos e inquietações que vivi e que me levaram a escolher a profissão que tanto amo. Dei ênfase à maneira como fui alfabetizada, como desenvolvo o dia a dia profissional com os meus alunos e quais as interferências que influenciaram minha prática profissional. Na segunda parte, apresento um Plano de Ação que envolve investigação, exploração, resolução de problemas, ludicidade e teoria. Esse plano de ação é composto por uma sequência didática com dez etapas, sendo nove pistas e um desafio final no qual o estudante é convidado a ser o agente do próprio conhecimento, imerso em uma estória com clima de investigação. O mesmo é instigado a explorar vários ramos das Frações, desde seu conceito até operações de soma e subtração, com tarefas manipuláveis em sua maioria, a fim de descobrir o Mistério da Obra Roubada e, para o registro, montar um pequeno livro de arquivos. Durante o processo de ensino da Matemática podem ser encontradas muitas dificuldades e, de certa forma, algumas delas são conhecidas. Por um lado, o aluno tem dificuldade em entender a matemática, por outro, o professor, ciente de que não consegue alcançar resultados satisfatórios, precisa repensar seu dever. Sendo assim, com esse trabalho pretendo que os estudantes consigam, de forma intuitiva e percorrendo seus próprios caminhos de resoluções, construir os conceitos e teorias relativas ao aprendizado de Frações por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que eles se divirtam ao mesmo tempo em que estão aprendendo. Em outras turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da mesma escola, em anos anteriores, o ensino de frações era exposto de forma tradicional, apenas com atividades guiadas, fechadas e conteudistas. Infelizmente, alguns alunos ainda progrediram com pequenas dificuldades. Por esse motivo, busco nesse trabalho uma metodologia alternativa de Ensino a fim de conseguir uma melhoria na concretização desse conteúdo por parte dos alunos.
Subject: Matemática - Ensino fundamental
Frações - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35616
Issue Date: 10-Sep-2020
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia versão final 12-2020.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.