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Tipo: Dissertação
Título: Aos jovens compatriotas do Brasil independente: os resumos de História do Brasil de 1831 e 1834 de Henrique L. N. Bellegarde
Autor(es): João Pedro Menezes Jacinto
primer Tutor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
primer miembro del tribunal : Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Rosana Areal de Carvalho
Tercer miembro del tribunal: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Resumen: Através da análise do conteúdo de duas versões do Resumo de História do Brasil, de Henrique Luiz de Niemeyer Bellegarde, publicados em 1831 e 1834, esta dissertação objetivou compreender alguns conteúdos, conceitos e perspectivas presentes nestas obras, e compará-las em suas diferenças e semelhanças ao trabalho do viajante francês Jean Ferdinand Denis. A versão francesa, que serviu como “inspiração” a Bellegarde, foi publicada em 1825. Com o intuito de realizar a comparação proposta entre as três edições definiu-se como recorte temático: 1) as denominadas “primeiras épocas” e o Brasil antes da conquista; 2) de Palmares aos negros de Palmares; 3) a viagem da família real portuguesa; 4) a Independência e o despertar do Império. O interesse pelas publicações em português parte do fato de que elas eram destinadas aos jovens compatriotas, sendo importante salientar a sua autorização para uso como manual didático no Imperial Colégio Pedro II, a partir de 1841. Dentre os aspectos levados em consideração para a realização da análise, fez-se necessário apresentar as transformações na legislação educacional e o contexto das iniciativas educacionais do período em que foram produzidas, apresentando a reconstituição dos itinerários de formação, as relações familiares e os grupos de pertencimento dos autores das publicações, sendo que os conceitos mobilizados no diálogo com as fontes foram intelectuais e livros didáticos. Concluiu-se que, apesar de inicialmente “advertir” que a publicação era uma tradução, e posteriormente “advertir” que era uma edição totalmente nova, nenhuma das advertências do autor luso-brasileiro condiz com a realidade das obras analisadas.
Abstract: Through the analysis of the content of two versions of the Summary of Brazilian History, by Henrique Luiz de Niemeyer Bellegarde, published in 1831 and 1834, this dissertation aimed to understand some contents, concepts and perspectives present in these pieces of work, and to compare them in their differences and similarities to the work of the French traveler Jean Ferdinand Denis. The French version, which served as an “inspiration” for Bellegarde, was published in 1825. In order to perform the proposed comparison between the three editions, the thematic outline was defined: 1) the so-called “first seasons” and Brazil before conquest; 2) from Palmares to the blacks of Palmares; 3) the trip of the Portuguese royal family; 4) the Independence and the awakening of the Empire. The interest in publications in Portuguese comes from the fact that they were intended for young compatriots, and it is important to highlight their authorization for use as a textbook at Imperial School Pedro II, starting in 1841. Among the aspects taken into consideration for the execution of the analysis, it was necessary to present the changes in the educational legislation and the context of the educational initiatives of the time in which they were produced, presenting the amendment of the school training itineraries, the family relationships and the groups belonging to the authors of the publications, and the concepts used in the dialogue with the sources were intelectual concepts and textbooks. It was concluded that, although initially “warned” that the publication was a translation, and later “warned” that it was a totally new edition, none of the warnings of the PortugueseBrazilian author is consistent with the reality of the pieces of work analyzed.
Asunto: Brasil -- História
Educação -- História -- Séc. XIX
Livros didáticos -- História
Bellegarde, Henrique Luiz de Niemeyer, 1802-1839
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35633
Fecha del documento: 10-dic-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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