Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35643
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologias digitais na Educação: um novo olhar sobre a prática pedagógica
Autor(es): Daiane Priscila Santos Lima da Silva
primer Tutor: Ana Rafaela Correia Ferreira
primer miembro del tribunal : Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Resumen: Este trabalho é composto por um memorial de percurso e cinco sequências didáticas realizadas durante o curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Essas sequências têm por objetivo auxiliar o professor na sua prática docente, abordando temas voltados para a disciplina Matemática e uma sequência envolvendo o tema Coronavírus (COVID-19), buscando promover uma reflexão sobre o momento atual e estratégias que auxiliem na consolidação de conteúdo por meio de recursos tecnológicos. A escolha dos temas foi feita a partir de vivências de sala de aula na Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (especialmente das dificuldades apresentadas pelos alunos) e dos desafios enfrentados ao longo dos anos de regência. As sequências foram desenvolvidas para serem aplicadas no Ensino Fundamental, observando as habilidades a serem desenvolvidas de acordo com Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e com o Currículo de referência de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2019), a fim de atender às especificidades próprias de cada ano. Buscamos unir alguns princípios para o desenvolvimento das sequências didáticas, tais como a conexão entre sala de aula e ambientes virtuais, a personalização do ensino atendendo a necessidade do aluno, a aprendizagem colaborativa e uma perspectiva de avaliação em um processo contínuo e flexível. As tecnologias digitais são ferramentas que nos desafiam a ter um novo olhar sobre a maneira de ensinar, isso nos impulsiona e ao mesmo tempo nos motiva a desenvolver novas estratégias de abordagem que nos permitirá uma maior aproximação do aluno, podendo assim inseri-lo no processo de construção de conhecimento, além do desenvolvimento das habilidades de uma forma mais dinâmica, o que poderá trazer resultados mais positivos para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work is composed by a path memorial and five didactics sequences practiced along the “Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0” (Digital Technologies and Education Specialization) course. These sequences with the main objective of supporting teacher in his teaching practices, approaching relevant issues being most of them related to Mathematics discipline, and one sequence involving the theme Coronavirus (COVID-19), looking for reflections and strategies that cooperate to the content consolidation through Technological resources. The choice of this researching themes was identified through the time spent inside the classes from Rede Municipal de Belo Horizonte, the difficulties brought by the students and the challenges faced along the regency years. The sequences were developed to be applied to the elementary school level, observing the skills to be developed following the BNCC – Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) and the Curriculo de Referência de Minas Gerais, (MINAS GERAIS, 2019) in order to attend to each year specific demands. We seek to unite some principles for the development of didactics sequences such as the union of the conventional classes to the virtual classes, the customization of the teaching looking for attending the students demands, the cooperative learning and the evaluation in a continuous and flexible process. The digital technologies are tools that challenge us to have a new view over the way of teaching, which motivate us and at the same time bring motivation toward developing new approach strategies that allow us to be close to the students including them on the process of building the knowledge, developing skills under a different and enjoyable way that certainly would bring positive results.
Asunto: Prática docente
Tecnologia educacional
Sequências didáticas
Matemática - Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35643
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tecnologias digitais na Educação um novo olhar sobre a prática pedagógica.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.