Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35646
Tipo: Dissertação
Título: Abordagem investigativa em botânica, com identificação de espécies de plantas por estudantes do ensino médio
Autor(es): Vilmara Pereira Freire Ribeiro
Primeiro Orientador: Denise Maria Trombert de Oliveira
Primeiro membro da banca : Rafaella Cardoso Ribeiro
Segundo membro da banca: Cleber Cunha Figueredo
Resumo: Em biologia, o desinteresse de muitos alunos no ensino de botânica é uma realidade atual, sobretudo no ensino médio. Os termos utilizados no estudo das plantas são de difícil compreensão e contribuem para distanciar muitos estudantes dessa abordagem. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, cada área do conhecimento deve promover o desenvolvimento de conhecimentos contextualizados, práticos, que sejam compatíveis às necessidades atuais de forma a contribuir para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, interpretações, investigações e questionamentos por parte dos estudantes, propiciando um aprendizado ativo que ultrapasse a memorização. Dessa forma, nesse trabalho foi proposta uma sequência didática com o objetivo de despertar o interesse do aluno pela botânica e proporcionar aprendizado significativo no tema. Para atingir os objetivos, desenvolveu-se uma sequência de ensino investigativa, envolvendo aulas práticas em espaço não formal, com coletas de materiais botânicos e uso de fotografias por meio de smartphones, visando à identificação de espécies plantas pelos estudantes. Previamente, foi feita uma avaliação diagnóstica, com aplicação de um questionário para verificação do conhecimento prévio dos discentes com perguntas motivadoras acerca do tema. Durante as atividades práticas, os estudantes coletaram materiais botânicos, fotografaram as plantas e fizeram os registros dos dados observados em diário de campo, que foram utilizados para identificação das plantas. Ao final do processo, reaplicou-se o questionário e foi feito um debate interativo com os participantes da pesquisa, com o propósito de verificar a importância das práticas realizadas na compreensão e interesse dos alunos pela botânica. Os dados e os materiais obtidos nas práticas foram utilizados na construção de um catálogo digital, um mini herbário e uma carpoteca. Os alunos participantes da pesquisa manifestaram, durante o debate e por registros no diário de campo, a importância do desenvolvimento das práticas no ensino e aprendizagem de botânica, sentiram-se autônomos e motivados durante o processo. Ao final, verificou-se aumento significativo do conhecimento dos alunos sobre os grupos de plantas, sobre as espécies de plantas, conhecidas por seus nomes comuns e sobre as características que auxiliam na identificação de plantas no nível adequado para estudantes do ensino médio.
Abstract: Many students’ lack of interest in botany teaching is current in biology, especially in high school. The terms used in the study of plants are difficult to understand and contribute to distance many students from this approach. According to the National Curriculum Parameters for High School, each area of knowledge should promote contextualized, practical knowledge compatible with current needs. This may contribute to developing the reasoning, interpretations, investigations, and questions by some students, providing active learning beyond memorization. Thus, in this work, a didactic sequence was proposed to arouse students’ interest in botany and provide meaningful learning on the topic. To achieve the aims, an inquiry-based teaching sequence was developed, involving practical classes in non-formal spaces, collections of botanical materials, and smartphones to obtain photographs, aiming to identify plant species by students. Initially, a diagnostic evaluation was carried out, with a test with motivating questions about the theme to verify the students’ previous knowledge. Students collected botanical materials during practical activities, photographed the plants, and recorded the data observed in a field diary, which were used to identify the plants. At the end of the process, the test was reapplied. An interactive debate was held with the research participants to verify the importance of the practices carried out in the students’ understanding and interest in botany. The data and materials obtained in the practical activities were used in a digital catalog, a mini herbarium, and a fruit collection. During the debate and through records in the field diary, the students participating in the research expressed the importance of developing practical activities in teaching and learning botany. They felt autonomous and motivated during the process. In the end, there was a significant increase in students’ knowledge about plant groups, about plant species, known by their common names, and about the characteristics that help to identify plants at the appropriate level for high school students.
Assunto: Ensino - Biologia
Botânica
Ensino médio
Plantas - identificação
Aprendizagem baseada em problemas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35646
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VilmaraPFRibeiro_2020_TCM_repositorio.pdf71.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.