Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35658
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dc.contributor.advisor1Marlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503365193492380pt_BR
dc.contributor.referee1Danielle Fernandes Costa Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Alves Rodas Verapt_BR
dc.creatorNayane de Castro Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3832652402867976pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T20:05:14Z-
dc.date.available2021-04-12T20:05:14Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35658-
dc.description.resumoO surgimento da internet e a disseminação das tecnologias de informação e comunicação desobrigaram diversas profissões de exercer o seu trabalho em um local específico e com horários de trabalho definidos. Aproveitando dessa nova realidade, surgiu um novo estilo de vida: o nomadismo digital. Os nômades digitais exercem o seu trabalho virtualmente e viajam constantemente, em busca de experiências em um destino que desejam conhecer. Por ser um estilo de vida recente, há uma lacuna teórica no entendimento desse novo tipo de turista. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre os valores de consumo, a experiência no destino, satisfação com a experiência de viagem e a qualidade de vida dos nômades digitais. Para abordá-lo, desenvolveu-se uma investigação estruturada em duas fases: (1) revisão da literatura e (2) pesquisa quantitativa. A revisão de literatura aborda os temas de nômades digitais, valores de consumo, a experiência no destino, satisfação com a experiência de viagem e qualidade de vida. Com relação à pesquisa quantitativa, esta pesquisa caracterizase por um survey, que obteve 198 respondentes válidos. A análise dos dados é composta pela caracterização da amostra, análise descritiva, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória, modelo estrutural, explicação e predição do modelo, matriz importânciadesempenho, relação não linear, análise multigrupos e heterogeneidade não observada. Com base nos resultados, pode-se afirmar que o valor de consumo Emocional possui uma relação linear positiva com a Experiência vivenciada no destino pelos nômades digitais; os valores de consumo Epistêmico e Social possuem uma relação quadrática com a Experiência vivenciada no destino pelos nômades digitais; a Experiência dos nômades digitais no destino é formada pelas dimensões Entretenimento, Estética, Educacional e Escapismo, respectivamente em ordem de saliência; a Qualidade de Vida dos nômades digitais é formada pelas dimensões Saúde e Trabalho, Espiritualidade, Social/Família, Lazer, Meio Ambiente e Material, respectivamente, em ordem de saliência; a Experiência no destino influencia positivamente tanto a Satisfação com a Experiência de Viagem quanto à Qualidade de Vida dos nômades digitais; e, por fim, a Satisfação com a Experiência de Viagem tem relação positiva com a Qualidade de Vida dos nômades digitais. Desse modo, este trabalho confirma, total ou parcialmente, oito hipóteses das nove propostas. Por fim, esta pesquisa apresenta contribuições metodológicas, teóricas e gerenciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNômade digitalpt_BR
dc.subjectValores de consumopt_BR
dc.subjectEconomia da experiênciapt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subject.otherViagempt_BR
dc.subject.otherQualidade de vidapt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.subject.otherAspectos sociaispt_BR
dc.titleA experiência no destino e o impacto na qualidade de vida de nômades digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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