Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35665
Type: Tese
Title: Qualidade de vida no bairro: construção e validação de um instrumento genérico baseado na percepção de crianças brasileiras
Other Titles: Quality of life in the neighborhood: construction and validation of a generic instrument based on the perception of brazilian children
Authors: Camilla Aparecida Silva de Oliveira Lima
First Advisor: Efigênia Ferreira e Ferreira
First Co-advisor: Andrea Maria Duarte Vargas
First Referee: Viviane Elisangela Gomes
Second Referee: Patrícia Maria Pereira de Araújo Zarzar
Third Referee: Carolina Marques Borges
metadata.dc.contributor.referee4: Daniela Goursand de Oliveira
Abstract: Trata-se de um estudo misto exploratório sequencial, realizado em duas fases, que teve como objetivo estruturar um instrumento de qualidade de vida no bairro (QV), embasado na percepção das crianças brasileiras. O público alvo do estudo foi crianças de 6 a 10 anos de idade, residentes em um município brasileiro de médio porte. A pesquisa foi conduzida em quatro escolas públicas e uma escola privada da cidade, selecionadas a partir da sua localização territorial e pelo Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica. Na primeira fase, realizou-se o estudo qualitativo para compreender a percepção das crianças de 6 a 10 anos em relação a QV no bairro. Em cada escola sorteou-se uma turma de cada ano do ensino fundamental. Todos escolares dessas turmas foram convidados a participar do estudo e aqueles que retornaram com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido participaram da coleta de dados, que foi realizada pelo método desenhar, escrever e dizer. No primeiro momento, todas as crianças desenharam um bairro com QV e, na sequência, considerando a riqueza de detalhes das ilustrações, selecionou-se intencionalmente duas crianças de cada turma (n=49) para narrar o seu desenho. As narrativas foram gravadas, transcritas e avaliadas pela análise qualitativa de conteúdo. Da avaliação dos dados emergiram dois grandes temas: ambiente físico e ambiente social. O ambiente social incluiu as relações familiares e as de amizade e o ambiente físico explorou as necessidades de uma comunidade, como moradia, locais de lazer, serviços essenciais e elementos da natureza. A segunda etapa do estudo estruturou e validou um questionário genérico de QV no bairro, para crianças de 8 a 10 anos de idade. Nessa etapa, realizou-se a geração dos itens, validação do conteúdo por especialistas pelo método de Delphi (n=8), validação de face (n=30) e avaliação das medidas psicométricas (n=261), incluindo a avaliação da consistência interna (alfa de Cronbach), da estabilidade temporal (Kappa ponderado -KP e Coeficiente de Correlação Intraclasse - ICC), da validade de construto medida pela análise fatorial exploratória (AFE) e da validade discriminante, que comparou as diferenças do escore total entre os grupos determinados pelas variáveis sociodemográficas. Todos os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5%. Dos 56 itens gerados, 39 foram retidos após a validação de conteúdo e a validação de face. A medida de 39 itens foi submetida aos testes de confiabilidade e a AFE, obtendo uma ferramenta com 27 itens distribuídos em cinco dimensões, que apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach = 0,80), boa estabilidade temporal (KP= 0,30 a 0,72 e ICC= 0,91) e validade discriminante capaz de apontar diferenças entre os grupos determinados pelas variáveis sexo, idade, renda e local de moradia (p<0,001). Com base na percepção das crianças foi possível criar uma medida de QV no bairro com medidas psicométricas satisfatórias.
Abstract: This is a mixed, two-stage, exploratory, and sequential study that aimed to structure a neighborhood quality of life (QoL) instrument based on the perception of Brazilian children aged 6-10 years, living in a medium-sized Brazilian municipality. The research was conducted in four public schools and a private school in the city, selected from their territorial location and the Socioeconomic Level Indicator of Elementary Education Schools. In the first stage, a qualitative study was conducted to understand the perception of children aged 6-10 years concerning QoL in the neighborhood. A class was drawn for every elementary school year in each school. All students from these classes were invited to participate in the study, and those who returned with the Informed Consent Form participated in the data collection, which was carried out with the draw, write and say method. At first, all the children drew a neighborhood with QoL and, subsequently, considering the wealth of details in the illustrations, two children from each class were intentionally selected (n=49) to narrate their drawings. The narratives were recorded, transcribed, and evaluated by qualitative content analysis. Two major themes emerged from the data evaluation: physical environment and social environment. The social environment included family and friendship relationships, and the physical environment explored community needs, such as housing, leisure facilities, essential services, and natural elements. The second stage of the study structured and validated a generic QoL in the neighborhood questionnaire for children aged 8-10 years. This stage included the generation of items, validation of content by specialists using the Delphi method (n=8), face validation (n=30) and assessment of the psychometric measures (n=261), including internal consistency assessment (Cronbach’s alpha), temporal stability (weighted Kappa - KP and Intraclass Correlation Coefficient - ICC), construct validity measured by exploratory factor analysis (EFA) and discriminant validity, which compared the differences in the total score between groups determined by sociodemographic variables. All statistical tests were performed with a 5% significance level. Of the 56 items generated, 39 were retained after content validation and face validation. The measurement of 39 items was submitted to reliability tests and the EFA, obtaining a tool with 27 items distributed into five dimensions, which showed good internal consistency (Cronbach's alpha = 0.80), good temporal stability (KP=0.30 to 0.72 and ICC=0.91) and discriminant validity capable of pointing out differences between groups determined by the variables gender, age, income and place of residence (p<0.001). The children’s perception allowed creating a QoL in the neighborhood measure with satisfactory psychometric measurements.
Subject: Qualidade de vida
Criança
Meio ambiente
Percepção
Estudos de validação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ODONTO - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35665
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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