Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35685
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Implicações das falhas do ambiente familiar nos atos infracionais cometidos pelos adolescentes |
Autor(es): | Christiane Vieira Tavares |
primer Tutor: | Cynthia Tannure |
Resumen: | O interesse pelo tema desta monografia iniciou-se a partir da minha experiência como técnica de medidas socioeducativas aplicáveis, por determinação judicial, a adolescentes que cometeram ato infracional. Tal experiência possibilitou a escuta desses adolescentes e seus familiares, chamando-nos atenção para um ponto comum na história dessas famílias: há algo que falha nesse ambiente familiar, os pais não se apresentam como referencial na conduta desses adolescentes. A psicanálise, sobretudo a concepção winnicottiana de tendências antissociais que traz um novo paradigma psicanalítico sobre a criminalidade, apresenta-se como referencial teórico deste trabalho. A partir das considerações a respeito do tema, avaliou-se que o ato infracional, sendo uma manifestação antissocial, evidencia uma falha no ambiente familiar, mas que ao mesmo tempo revela uma esperança inconsciente em buscar pelo ato aquilo que lhe foi destituído, o que também suscita sentimentos de esperança em relação a esses jovens, que nos aponta para um potencial de recuperação. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35685 |
Fecha del documento: | 11-oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Teoria Psicanalítica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia DVD 2019 com conclusão PDF.pdf | 786.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons