Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Aparecida Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547509396525639pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mayana Rodrigues dos Santos Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.referee2Joice de Freitas Fonsecapt_BR
dc.creatorIsângela Rodrigues Bastospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027119910634499pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T14:27:26Z-
dc.date.available2021-04-14T14:27:26Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35689-
dc.description.abstractEnteroparasitosis are considered the most common diseases in the world, being more prevalent in school-age children. The concern with water quality is imminent, as water pollution causes several of these diseases. The school has a primary role in preventive health educational strategies and the investigative approach can contribute to this learning because contextualized problematization situations can promote discoveries and construction of significant and relevant scientific knowledge for students. Thus, this work aimed to elaborate a Investigative Teaching Sequence and build with the students of the 2nd year of high school of a school of Presidente Bernardes/MG the knowledge about enteroparasitosis of the municipality and the importance of water treatment in this control. This project was a partnership with the Municipal Health Department that made the parasitologic survey in schools, through stool examinations. The students, in addition to following this work, participated in a lecture on water treatment, conducted bibliographic surveys on water collection and treatment in the municipality and conducted a study directed from the parasitosis found: schistosomes, ascaridiasis, enterobiasis and teniasis. These activities allowed the students to solve the proposed problematization and prepare an informative booklet. The partnership signed, together with the research processes, provided students to act with autonomy, achieving the objectives and approaching scientific literacy. For this scope, the teacher’s mediation proved to be important throughout the process. And the students, seeing themselves as protagonists of their productions, felt confident in accepting new school challenges.pt_BR
dc.description.resumoAs enteroparasitoses são consideradas as doenças mais comuns do mundo, sendo mais prevalentes em crianças em idade escolar. A preocupação com a qualidade da água é eminente, pois a poluição hídrica ocasiona diversas dessas doenças. A escola possui um papel primordial em estratégias educativas preventivas de saúde e a abordagem investigativa pode contribuir neste aprendizado, pois situações de problematização contextualizadas podem promover descobertas e construção de conhecimentos científicos significativos e relevantes para os alunos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo elaborar uma Sequência de Ensino Investigativa e construir junto aos alunos do 2°ano do Ensino Médio de uma escola de Presidente Bernardes/MG o conhecimento sobre as enteroparasitoses do município e a importância do tratamento de água nesse controle. Esse projeto teve parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que fez o levantamento parasitário nas escolas, por meio de exames de fezes. Os alunos, além de acompanhar esse trabalho, participaram de uma palestra sobre tratamento de água, realizaram levantamentos bibliográficos sobre captação e tratamento de água no município e fizeram estudo dirigido a partir das parasitoses encontradas: esquistossomose, ascaridíase, enterobíase e teníase. Essas atividades permitiram aos alunos resolver a problematização proposta e confeccionar uma cartilha informativa. A parceria firmada, aliada aos processos de investigação, proporcionou que os alunos atuassem com autonomia, atingindo os objetivos e se aproximando da alfabetização científica. Para este alcance, a mediação do professor se mostrou importante durante todo processo. E os alunos, ao se verem protagonistas de suas produções, sentiram-se confiantes em aceitar novos desafios escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência de ensino investigativapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSaneamento básicopt_BR
dc.subjectDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subject.otherSaneamento básicopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleA importância do tratamento de água no controle de parasitoses intestinais: abordagem com escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Isângela - aprovada PDFA.pdf14.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.