Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35695
Type: Monografia (especialização)
Title: Da autobiografia ao Instagram: construindo a memória escolar
Authors: Terezinha de Jesús da Cunha Ferreira
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Co-advisor: Junot de Oliveira Maia
First Referee: Érika Amâncio Caetano
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo compreender e refletir sobre a percepção da importância da aplicabilidade das tecnologias digitais na Educação com alunos assumindo uma postura mais dinâmica, produtiva e reflexiva diante do ensino da própria língua falada por eles, além da valorização dos laços que os identifica na comunidade escolar. Logo, este projeto foi desenvolvido para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, visando incentivá-los a se posicionarem dentro da comunidade escolar a partir das seguintes provocações para reflexão deles: como valores passados a mim por meus familiares se tornam referências positivas e influenciam minha vida? Qual é meu lugar no mundo? Como a escola se torna inspiração na minha vida, decisões e escolhas? Assim, com base no conjunto de gêneros com características afins: autorretrato, selfie, autobiografia e memória, esta proposta visa a reprodução de momentos construídos na comunidade escolar provenientes de experiências e afetos compartilhados, a fim de construção de mural digital e divulgação do produto final pelo Instagram. A utilização desta ferramenta digital, caracterizada por seu cunho de rede social, agrega as competências de comunicação, interação, cooperação, além de pensamento crítico e criativo. Portanto, o projeto proporciona a formação para autonomia dos alunos, dentro da cultura digital, dando condições de assumirem o protagonismo em práticas de linguagem por meio de multiletramentos.
Abstract: This work aims to understand and to reflect on the perception of digital technologies applicability importance in student’s education, therefore assuming a more dynamic, productive and reflective posture when teaching their spoken language, in addition to valuing the bonds that identify them inside the school community. Hence, this project was developed for 9th grade students, aiming to encourage them to position themselves within the school community based on the following provocations for their own reflection: how do values passed on to me by my family become positive references and influence my life? What is my place in the world? How does the school become inspiration in my life, decisions and choices? Thus, based on a set of genres with similar characteristics, such as self-portrait, selfie, autobiography and memory, this project aims to reproduce moments built in the school community from shared experiences and affections, in order to build a digital mural and to publicize it on Instagram. The use of this digital tool, characterized by its social media character, adds the skills of communication, interaction, cooperation and also critical and creative thinking. Finally, the project provides training for students’ autonomy within the digital culture, enabling them to take the lead in language practices through multi-literacies.
Subject: Línguas – Métodos de ensino
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35695
Issue Date: 20-Jan-2021
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Terezinha _Jesus_Cunha_Ferreira_Versao_Deposito_UFMG.pdf724.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.