Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurício Alves Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480268986413015pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hani Camille Yehiapt_BR
dc.contributor.advisor-co2Davi Alves Motapt_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Fukspt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Francisco Mota Júniorpt_BR
dc.creatorGustavo Machado Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494044811152035pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T14:57:18Z-
dc.date.available2021-04-15T14:57:18Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35712-
dc.description.abstractBlowing control is an essential element of the trumpet playing technique, especially when playing notes in the same position, however, direct measurement of the air pulse that passes through the lips in vibration is complicated and invasive. The sound production process of the trumpet is, in short, the result of the sum of the sound generated by the vibration of the lips with the resonances of the instrument tube and the sound radiation. This model of sound production of the trumpet can be compared to the model of speech production, referred to in the literature as a source-filter model, in which the source is the air flow that passes through the glottis, the filter is the resonances of the vocal tract and the sound radiation. This study is based on the approach of the source filter model of voice production to estimate the air flow that passes through the trumpet player vibrating lips. We propose to model the sound production of the trumpet by reverse filtering using an algorithm proposed by P. Alku (1992) for the analysis of voice production. We were able to obtain the excitation patterns produced by the lips by applying the inverse of the transfer function of the trumpet tube to the output signal captured in the instrument's bell for notes performed with the same position. The inverse filter was able to estimate the lip pulse of trumpet players in a non-invasive way. We used the middle of the notes (sustain) as the region of analysis, where the signal presented the greatest spectral stability and we extracted values of skewness and kurtosis from a cycle of the lip pulse signal obtained to analyze and compare its characteristics. The results showed that the opening of the lips in high notes performed on the trumpet occurs more abruptly than on low notes and the inverse filtering can be a great ally in obtaining information about the trumpet performance technique.pt_BR
dc.description.resumoO controle do sopro é um elemento essencial da técnica de execução do trompete, principalmente na execução de notas de mesma posição, porém, a medição direta do pulso de ar que passa pelos lábios em vibração é complicada e invasiva. O processo de produção sonora do trompete é, resumidamente, o resultado do som gerado pela vibração dos lábios transformado pelas ressonâncias do tubo do instrumento e a radiação sonora. Este modelo de produção sonora do trompete pode ser comparado ao modelo de produção da fala, referido na literatura como modelo fonte-filtro, em que a fonte é o fluxo de ar que passa pela glote, o filtro são as ressonâncias do trato vocal e a radiação sonora. Este estudo parte da abordagem do modelo filtro-fonte da produção de voz para estimar o pulso de ar que passa pelos lábios em vibração do trompetista. Propomos modelar a produção sonora do trompete por filtragem inversa usando um algoritmo proposto por P. Alku (1992) para análise da produção de voz. Fomos capazes de obter os padrões de excitação produzidos pelos lábios aplicando o inverso da função de transferência do tubo do trompete ao sinal de saída capturado na campana do instrumento para notas executadas com mesma posição. A filtram inversa foi capaz de realizar uma estimativa do pulso labial de trompetistas de forma não invasiva. Utilizamos o centro das notas (sustentação) como região de análise, onde o sinal apresentou a maior estabilidade espectral e extraímos valores de assimetria e curtose de um ciclo do sinal de pulso labial obtido para analisar e comparar suas características. Os resultados mostraram que a abertura dos lábios em notas agudas executadas no trompete ocorre de forma mais abrupta que em notas graves e que a filtragem inversa pode ser uma grande aliada na obtenção de informações da técnica de trompetistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrompetept_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.subjectPulso labialpt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectFiltragem inversapt_BR
dc.subject.otherMúsica para trompetept_BR
dc.subject.otherMúsica - execuçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica por computadorpt_BR
dc.titleAnálise do pulso labial no trompete por filtragem inversapt_BR
dc.title.alternativeLip pulse analysis in the trumpet by inverse filteringpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7734-0351pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise do pulso labial no trompete por filtragem inversa.pdfDissertação de Mestrado de Gustavo Machado Oliveira1.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.