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dc.contributor.advisor1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356885968037319pt_BR
dc.contributor.referee1Ligiane Martins Moraspt_BR
dc.contributor.referee2Lussandra Martins Gianasipt_BR
dc.creatorDaniela Elizabeth Rosa Pereira Gil De Menezespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278233682615810pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T16:35:16Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35717-
dc.description.abstractBiology education currently follows the profile of a content writer, where activities in the classroom have a high demand for memorization and an absence of interdisciplinarity. The elaboration of games by students in the classroom, which is still little used by teachers, can favor socialization and contribute to cognitive development. Aiming to improve the pedagogical practice, this work aimed to develop a teaching sequence that provides interactional and investigative pedagogical experiences, with the elaboration of pedagogical games by the students referring to evolutionary biology, in a state public school. The students came from two classes of the third year, totaling 66 students. The methodology used was action research. A questionnaire was applied to assess prior knowledge, and at the end it was applied in order to assess students in relation to the contribution of the teaching sequence in the process of conceptual change, together with the production of games in the teaching-learning process. As a result, nine sets of questions and answers were obtained, with themes that were explored in the sequence of investigative teaching. The construction of games by students provided the interpretation of the content in a playful way. Games as a pedagogical tool, assist the teacher in the task of teaching and students to work with imagination, creativity, reasoning and connection to the topic addressed. After the didactic sequence, the students presented a conceptual change related to the evolution and were protagonists in the construction of their knowledge through the elaboration of the pedagogical games allowing a greater understanding and approximation of the content.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de biologia atualmente, segue o perfil de conteudista, onde as atividades na sala de aula, possuem alta cobrança de memorização e ausência de interdisciplinaridade. A elaboração de jogos pelos alunos em sala de aula, que ainda é pouco utilizado pelos professores, pode favorecer a socialização e contribuir para o desenvolvimento cognitivo. Visando aperfeiçoar a prática pedagógica, esse trabalho objetivou desenvolver uma sequência de ensino que proporcione experiências pedagógicas interacionistas e investigativas, com a elaboração de jogos pedagógicos pelos próprios educandos referentes à biologia evolutiva, em uma escola pública estadual. Os estudantes foram oriundos de duas turmas do terceiro ano, totalizando 66 alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio, e, ao final o mesmo foi aplicado com o intuito de avaliar os estudantes em relação à contribuição da sequência de ensino no processo de mudança conceitual, juntamente com a produção dos jogos no processo ensino-aprendizagem. Como resultado obteve-se nove jogos de perguntas e respostas, com temas que foram explorados na sequência de ensino investigativa. A construção dos jogos pelos alunos proporcionou a interpretação do conteúdo de maneira lúdica. Os jogos como ferramenta pedagógica, auxiliam o professor na tarefa de ensinar e os alunos a trabalharem com a imaginação, criatividade, raciocínio e conexão ao tema abordado. Após a sequência didática, os alunos apresentaram uma mudança conceitual relacionado à evolução e foram protagonistas na construção do seu conhecimento através da elaboração dos jogos pedagógicos possibilitando maior entendimento e aproximação do conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherBiologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da biologia evolutiva: uma sequência didática investigativa com a elaboração de jogos pedagógicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2021-12-07-
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