Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35717
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino e aprendizagem da biologia evolutiva: uma sequência didática investigativa com a elaboração de jogos pedagógicos |
Autor(es): | Daniela Elizabeth Rosa Pereira Gil De Menezes |
primer Tutor: | Alfredo Hannemann Wieloch |
primer miembro del tribunal : | Ligiane Martins Moras |
Segundo miembro del tribunal: | Lussandra Martins Gianasi |
Resumen: | O ensino de biologia atualmente, segue o perfil de conteudista, onde as atividades na sala de aula, possuem alta cobrança de memorização e ausência de interdisciplinaridade. A elaboração de jogos pelos alunos em sala de aula, que ainda é pouco utilizado pelos professores, pode favorecer a socialização e contribuir para o desenvolvimento cognitivo. Visando aperfeiçoar a prática pedagógica, esse trabalho objetivou desenvolver uma sequência de ensino que proporcione experiências pedagógicas interacionistas e investigativas, com a elaboração de jogos pedagógicos pelos próprios educandos referentes à biologia evolutiva, em uma escola pública estadual. Os estudantes foram oriundos de duas turmas do terceiro ano, totalizando 66 alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento prévio, e, ao final o mesmo foi aplicado com o intuito de avaliar os estudantes em relação à contribuição da sequência de ensino no processo de mudança conceitual, juntamente com a produção dos jogos no processo ensino-aprendizagem. Como resultado obteve-se nove jogos de perguntas e respostas, com temas que foram explorados na sequência de ensino investigativa. A construção dos jogos pelos alunos proporcionou a interpretação do conteúdo de maneira lúdica. Os jogos como ferramenta pedagógica, auxiliam o professor na tarefa de ensinar e os alunos a trabalharem com a imaginação, criatividade, raciocínio e conexão ao tema abordado. Após a sequência didática, os alunos apresentaram uma mudança conceitual relacionado à evolução e foram protagonistas na construção do seu conhecimento através da elaboração dos jogos pedagógicos possibilitando maior entendimento e aproximação do conteúdo. |
Abstract: | Biology education currently follows the profile of a content writer, where activities in the classroom have a high demand for memorization and an absence of interdisciplinarity. The elaboration of games by students in the classroom, which is still little used by teachers, can favor socialization and contribute to cognitive development. Aiming to improve the pedagogical practice, this work aimed to develop a teaching sequence that provides interactional and investigative pedagogical experiences, with the elaboration of pedagogical games by the students referring to evolutionary biology, in a state public school. The students came from two classes of the third year, totaling 66 students. The methodology used was action research. A questionnaire was applied to assess prior knowledge, and at the end it was applied in order to assess students in relation to the contribution of the teaching sequence in the process of conceptual change, together with the production of games in the teaching-learning process. As a result, nine sets of questions and answers were obtained, with themes that were explored in the sequence of investigative teaching. The construction of games by students provided the interpretation of the content in a playful way. Games as a pedagogical tool, assist the teacher in the task of teaching and students to work with imagination, creativity, reasoning and connection to the topic addressed. After the didactic sequence, the students presented a conceptual change related to the evolution and were protagonists in the construction of their knowledge through the elaboration of the pedagogical games allowing a greater understanding and approximation of the content. |
Asunto: | Ensino - Biologia Biologia do desenvolvimento Evolução (Biologia) Aprendizagem baseada em problemas Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35717 |
Fecha del documento: | 7-dic-2020 |
Término del Embargo: | 7-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Elizabeth Menezes TCM - Final.pdf | Dissertação profbio DanielaE | 3.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.