Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35719
Type: Dissertação
Title: Logística reversa de óleo de cozinha pós-consumo por redes de catadores
Authors: Diogo Tunes Alvares da Silva
First Advisor: Francisco de Paula Antunes Lima
First Referee: Carlos Roberto Venâncio de Carvalho
Second Referee: Jacqueline Elizabeth Rutkowski
Abstract: A baixa capilaridade ou mesmo a ausência de sistemas de coleta para o óleo de cozinha pós-consumo, principalmente que atendam também residências, é um dos fatores que estimulam o descarte inadequado desse resíduo. Além de se tornar um problema para a gestão de resíduos sólidos urbanos esse óleo, descartado incorretamente, traz sérias consequências econômicas e ambientais. Apesar de algumas iniciativas pretenderem dar conta desses problemas não se observam sistemas logísticos que integrem desde a abordagem dos geradores (inclusive os residenciais), considerem aspectos de logística de suprimentos e distribuição e a transformação do resíduo em um insumo de valor econômico em grande escala. Ao propor a implementação de um novo serviço executado por organizações de catadores o que se pretende é aproveitar a capilaridade dos serviços de coleta seletiva e o potencial de escala do trabalho em redes para a geração de ganhos econômicos a partir da implementação de um inovador arranjo de logística reversa, que se apoia em economias de integração. A partir da análise de experiências práticas que buscam ou buscaram dar conta desse problema, procurou-se definir parâmetros operacionais e gerenciais com a inclusão socioeconômica e produtiva de catadores de materiais recicláveis. A pesquisa, ao combinar sistemas logísticos e diferentes arranjos produtivos, explora cenários de agregação de valor do resíduo para garantir que a implementação do novo serviço seja viabilizada pela fabricação de um produto final que garanta os ganhos econômicos necessários à sustentabilidade do processo. São analisados operacionalmente e financeiramente três cenários de produção em duas redes de diferente porte para definir parâmetros que possibilitem entender o potencial de replicabilidade do arranjo: 1) a venda em rede do óleo sem tratamento; 2) a venda a partir da correção de pH, desumidificação e retirada de sólidos e por fim; 3) a transformação do resíduo em biodiesel para consumo como combustível em frotas próprias ou de terceiros ou ainda como insumo na construção civil. Como resultado observamos que não necessariamente o avanço na cadeia produtiva agrega valor suficiente ao produto a ponto de viabilizar a operação, porém a alternativa para a produção de biodiesel garante a sustentabilidade econômica necessária para implementar os processos propostos. Além disso, a política do biodiesel impulsiona a logística reversa para o óleo pós-consumo e induz a utilização do produto final em diferentes cadeias e mercados que são mais lucrativos.
Abstract: The low capillarity or even the absence of collection systems for post-consumption cooking oil, mainly that also attend residences , is one of the factors that encourage the inappropriate disposal of this waste. In addition to becoming a problem urban solid waste management, this oil, incorrectly disposed, brings serious economic and environmental consequences. Although some initiatives intend to address these problems, there are no logistical systems that integrate since the approach of generators (including residential ones), consider aspects of supply and distribution logistics and the transformation of waste into an input of economic value on a large scale. When proposing the implementation of a new service performed by waste pickers' organizations, the intention is to take advantage of the capillarity of waste selective collection services and the potential for scaling networks to generate economic gains from the implementation of an innovative arrangement of reverse logistics, based on integration economies. From the analysis of practical experiences that seek or sought to solve this problem, we sought to define operational and managerial parameters with the socioeconomic and productive inclusion of recyclable waste pickers. The research, combining logistical systems and different productive arrangements, explores scenarios for adding value to the waste to ensure that the implementation of the new service is made possible by the manufacture of a final product that guarantees the economic gains necessary for the sustainability of the process. Three production scenarios in two different networks are operationally and financially analyzed to define parameters that make it possible to understand the potential of the arrangement's replicability: 1) the sale of untreated oil in a network; 2) selling from pH correction, dehumidification and removal of solids and finally; 3) the transformation of waste into biodiesel for consumption as fuel in own or third party fleets or as an input in civil construction. As a result, we observed that the advance in the production chain does not necessarily add enough value to the product to make the operation feasible, but the alternative for the production of biodiesel guarantees the economic sustainability necessary to implement the proposed processes. Moreover, the biodiesel policy promote reverse logistics for post-consumer oil and induces the use of the final product in different chains and markets that are more profitable.
Subject: Inovação
Óleos
Catadores
Logística
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35719
Issue Date: 26-Feb-2021
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