Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bárbara Malveira Orfanópt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956050148689090pt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Peçanha Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Mara Passos Guimarãespt_BR
dc.creatorQuézia dos Santos Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5905212694926592pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T21:11:00Z-
dc.date.available2021-04-16T21:11:00Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35756-
dc.description.abstractThis work proposes a dialogue between critical literacy, textbooks, and culture, considering in particular cultural elements that constitute one's identity. The critical literacy, which defends critical reflection on issues that permeate language and social practices (BRASIL, 2006), has been discussed as an approach that brings a new vision of foreign language teaching to basic education. It can find support in the textbook, whose role is not only to transmit ideas, but to strengthen the critical capacity of learners through the work of themes which are relevant to learning (BARROS E SANTOS, 2012). The present research conceives culture as one of these themes, given that it can reveal relations of domination, conflicts and intolerance towards certain ways of life (KRAMSCH, 2001). Thus, the study conducted in this research not only emphasizes the application of critical literacy and the role of textbooks in teaching practice, but also recognizes the importance of including culture in the dialogue between critical literacy and textbooks. Promoting, therefore, interaction between these three elements, this research aimed to analyze the critical literacy strategies employed in a collection of English textbooks indicated by the 2018 National Textbook Program for the High School focusing on three main domains: identity cultural traits of language, ways of life and art. For that, we used a documentary research methodology within a qualitative and interpretative nature, and, as result, a total of 10 critical strategies were found, repeatedly used in different activities and employed individually or combined with each other. These strategies propose the debate and critical discussion of several issues of social relevance, thus contributing to the development of students' critical consciousness. It was concluded, therefore, that the adoption of a critical perspective especially reinforced by textbooks can contribute to an English language teaching aimed at the critical and citizen empowerment of the student.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe um diálogo entre letramento crítico, livro didático e cultura, considerando, em especial, os elementos culturais que constituem a identidade do sujeito. O letramento crítico, que defende uma reflexão crítica sobre questões que permeiam a linguagem e as práticas sociais (BRASIL, 2006), vem sendo discutido como uma abordagem que traz uma nova visão de ensino de língua estrangeira para a educação básica. Ele pode ser praticado com o suporte do livro didático, cujo papel não é apenas transmitir ideias, mas fortalecer a capacidade crítica dos aprendizes, por meio do trabalho de temas relevantes para a aprendizagem (BARROS E SANTOS, 2012). A presente pesquisa concebe a cultura como um desses temas, dado que ela pode revelar relações de dominação, conflitos e intolerância perante certos modos de vida (KRAMSCH, 2001). Assim, o estudo conduzido não só enfatiza a aplicação do letramento crítico e o papel do livro didático na prática docente, mas também reconhece a importância de se incluir a cultura no diálogo entre letramento crítico e livro didático. Promovendo, portanto, a interação entre esses três elementos, esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias de letramento crítico que uma coleção de livros didáticos de língua inglesa indicada pelo Programa Nacional do Livro Didático 2018 e destinada ao Ensino Médio se serve para retratar traços culturais identitários de língua, modos de vida e arte. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de pesquisa documental de natureza qualitativa interpretativista e, como resultado, averigou-se um total de 10 estratégias críticas, repetidamente utilizadas em atividades distintas e empregadas de maneira individual ou combinadas entre si. Essas estratégias propõem o debate e a discussão crítica de diversas questões de relevância social, assim contribuindo para o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes. Concluiu-se, portanto, que a adoção de uma ótica crítica, especialmente reforçada pelos livros didáticos, pode contribuir para um ensino de língua inglesa voltado para o empoderamento crítico e cidadão do discente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherCaracterísticas nacionais brasileiraspt_BR
dc.titleEstratégias de letramento crítico no livro didático de língua inglesa: uma ênfase nos traços culturais identitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdfDissertação pdf8.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.