Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35797
Tipo: Dissertação
Título: Sentidos escolares da escrita nas práticas de produção de texto em uma sala de aula do quinto ano da rede municipal de Belo Horizonte - MG
Autor(es): Sílvia Carolina Pereira Lima de Souza
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Sara Mourão Monteiro
Segundo membro da banca: Maria do Socorro Alencar Macedo
Resumo: Os modos como os indivíduos se relacionam com a leitura e a escrita, nos mais diversos domínios da vida em sociedade, na família, escola e trabalho, são alvos de expectativas dos demais atores que compõem esses domínios: pais e/ou responsáveis, a gestão e o corpo docente, o governo. O estudo dos usos da leitura e da escrita leva-nos à percepção dos lugares ocupados pela escrita em um determinado grupo social, considerado que, em uma sociedade heterogênea, esses lugares não são únicos nem homogêneos. Essa percepção, por sua vez, não pode ser considerada fora das relações de poder, uma vez que existem modos de se relacionar com a escrita que são considerados mais adequados, o que lhes confere maior poder, em relação aos demais. A escola, sendo a instituição responsável pelo ensino da leitura e da escrita, é legitimada como a principal agência de letramento. Nesse sentido, existe uma valorização do letramento difundido pela escola, visto como dominante, em relação aos demais letramentos. É nesse contexto que este estudo foi delineado e tem como objetivo central analisar os sentidos escolares da escrita nas práticas de produção de textos escritos no quinto ano de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. Os objetivos específicos foram definidos com o intuito de investigar as estratégias utilizadas pelos sujeitos para a construção de sentidos nas atividades de produção de texto, relacionando-as às práticas de leitura e de escrita projetadas como expectativas escolares para os estudantes desse ano escolar. A revisão de literatura buscou tratar temas relevantes para a pesquisa, elencando estudos que tratam de questões referentes às relações estabelecidas entre escolarização e letramento; oralidade e escrita; texto, leitura e escrita; a sala de aula e as interações; a sala de aula como espaço de diferentes culturas. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de fevereiro e dezembro de 2019 por meio da observação participante, com uso de notas de campo, vídeos, fotografias, entrevistas e análise documental. As conclusões apontam que as práticas de escrita relacionadas à produção de textos são significadas a partir das possibilidades de participação, acesso e apropriação da escrita no espaço da sala de aula e a partir das interações ocorridas em torno do texto escrito, corroborando a ideia de que o processo de construção de texto é uma atividade discursiva, visto que quem escreve ou fala, o faz considerando as condições de produção e as possibilidades e limites que os usos da língua lhe impõem, especialmente no contexto escolar. Quanto aos estudantes e a sua relação com a leitura e a escrita, os resultados mostraram que estes sujeitos significam essas ações conforme os usos que fazem delas e diante do grau de dificuldade que encontram para realizá-las, expressando certa preocupação em entregar para o leitor-professor um bom trabalho ou uma produção aceitável. Os resultados mostram, ainda, que existem diferentes expectativas circulando entre as diferentes esferas da vida em sociedade, acerca do modo como os estudantes produzem textos escritos e que essas expectativas são tensionadas na escola, espaço tido como responsável pelo letramento.
Abstract: The ways in which individuals relate to reading and writing, in the most diverse areas of life in society, such as family, school and work, are targets of expectations of the other actors that make up these domains: parents and / or guardians, the management and teacher staff, the government. The study of the uses of reading and writing leads us to positioning writing in a given social group, considered that, in a heterogeneous society, these social places are neither unique nor homogeneous. This perception, in turn, cannot be considered outside of power relations, since there are ways of relating to writing that are considered more appropriate, which gives them greater power, in relation to the others. The school, being the institution responsible for reading and writing, is legitimized as the main literacy agency. In this sense, there is an appreciation of literacy disseminated by the school, seen as dominant, in relation to the other social literacies. It is in this context that this study was designed and its central objective goal is to analyze the school meanings of writing in the production practices of texts written in the fifth grade of a school in the Belo Horizonte Count. The specific objectives were defined in order to investigate the strategies used by the subjects for the construction of meanings in text production activities, relating them to the reading and writing practices projected as school expectations. The literature review seeks to address topics relevant to the research focused on issues related to the relationships established between schooling and literacy; orality and writing; text, reading and writing; the classroom and interactions; the classroom as a space for different cultures. The field research took place between February and December 2019 through participant observation, using field notes, videos, photographs, interviews and documentary analysis. The conclusions point out that the writing practices related to the production of texts are signified from the possibilities of participation, access and appropriation of writing in the classroom space and from the interactions that occur around the written text, corroborating the idea of that the text construction process is a discursive activity, since whoever writes or speaks, does so considering the conditions of production and the possibilities and limits that the uses of language impose on them. As for the students and their relationship with reading and writing, the results showed that these subjects signify these actions according to the uses they make of them and in view of the degree of difficulty they encounter in carrying them out, expressing a certain concern in delivering to the reader a good job, or an acceptable production from the school perspective. The results also show that there are different expectations circulating among the different spheres of life in society, about the way students produce written texts and that these expectations are tensioned at school, a space considered responsible for literacy.
Assunto: Educação
Escrita (Ensino fundamental)
Leitura (Ensino fundamental)
Letramento - Aspectos sociais
Redação - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Belo Horizonte (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35797
Data do documento: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Silvia Sentidos escolares da escrita nas práticas de produção de textos - VERSÃO CORRIGIDA.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.